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Marisa Orth: campanha contra o câncer

Um dia depois de a atriz Taís Araújo lançar o movimento ‘Outubro Rosa’, no Rio de Janeiro, Marisa Orth se engaja na campanha que chama atenção das mulheres para o câncer de mama

Redação Publicado em 07/10/2009, às 11h58 - Atualizado às 12h04

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Marisa Orth - Orlando Oliveira / AgNews
Marisa Orth - Orlando Oliveira / AgNews
Marisa Orth também se engajou no movimento Outubro Rosa - Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama, que tem como objetivo chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A atriz participou, nessa terça-feira, 6, do lançamento da campanha em São Paulo. Taís Araújo, a Helena de Viver a Vida, foi a protagonista do evento que marcou o início das ações do movimento, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira, 5, quando o Cristo Redentor ganhou uma iluminação rosa. O movimento Outubro Rosa é inspirado em uma ação, com o mesmo nome, criada na Califórnia, nos EUA, em 1997, e que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa. Durante o mês de outubro, além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo, e outros monumentos públicos e edifícios privados de todo o Brasil serão iluminados de rosa. Além disso, uma van intitulada Rosamóvel começou a circular a partir dessa terça-feira, 6, pela cidade do Rio de Janeiro alertando as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da reabilitação da paciente que teve câncer de mama. Depois de passar pela cidade maravilhosa, a van da campanha também circulará por Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e 465 mil morrem por causa da enfermidade. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2009, 49 mil novos casos da doença devem ser registrados.