Apesar de ter escrito pouco,
Lima Barreto contribuiu muito com a literatura brasileira.
Triste Fim de Policarpo Quaresma narra a vida de um modesto funcionário público em três estágios diferentes, que correspondem mais ou menos às três partes em que se divide a obra. O romance com seus diálogos coloquiais antecipa a linguagem despojada dos escritores modernistas.
Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) nasceu, cresceu e morreu no Rio de Janeiro. Órfão de mãe aos 6 anos, mais tarde, já na Escola Politécnica do Rio, teve de interromper os estudos para cuidar dos irmãos, no lugar do pai, doente mental. Jornalista e funcionário público do Arsenal de Guerra, foi marginalizado por ser mulato, pobre e doente. Internado duas vezes em hospícios morreu aos 41 anos, vítima de colapso cardíaco.
Poucos, como Lima Barreto, sofreram na pele as injustiças sociais e raciais. Sua obra espelha tudo isso com uma percepção aguda de quem soube inovar.
Adaptação Livre de: Anette Lomaski
Direção: Helena Bagnoli
Personagens/Elenco: Rosi Campos (narradora), Natália Barros (Adelaide/Ismênia), Hélio Cícero (Policarpo Quaresma), Brian Penido Ross (Ricardo Coração dos Outros/Dr. Campos/Tenente Antonino Dutra/Ten. Bustamante), Guilherme Sant'Anna (Vicente Coleoni/General Albernaz/Felizardo/Marechal Floriano), Inês Aranha de Carvalho (Olga) e Márcio Mehiel (Dr. Armando Borges/Genelício)
Música/Tratamento Sonoro/Produção Fonográfica: Lívio Tragtenberg e Cid Campos
Produção: Mika Winiaver
Capa: Carolina Ferman
Ilustração de Capa: Cris & Jean
Quer baixar o Livro Vivo 'Triste Fim de Policarpo Quaresma' agora para ouvir no seu MP3? (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção 'Salvar link como')
A Coleção Livro Vivo foi lançada em 2000 por CARAS como item indispensável de clássicos da literatura em língua portuguesa. Alguns livros fazem parte das listas de leitura obrigatória para vestibulares. Agora, a coleção de áudio-livros está disponível no Portal CARAS.