Senhora é um dos clássicos da literatura em Língua Portuguesa e fundamental em toda biblioteca. Trata-se de uma boa opção para conhecer um pouco do romance romântico brasileiro.
Senhora é um título sugerido nas escolas de 1º e 2º graus do ensino médio. O livro traça um belo retrato da burguesia carioca do século XIX.
Cazuza, o apelido de
José Martiniano de Alencar, nasceu em Mecejena, no Ceará, em 1829, e morreu no Rio de Janeiro, em 1877. Era fruto de "uma união ilícita e particular", ou seja, de um padre (seu pai) com uma prima (sua mãe). Mas tudo se resolveu. O pai abandonou a batina, e a família se mudou para o Rio, onde Cazuza cursou direito. Além de escritor, foi advogado, jornalista e deputado. Ao contrário do pai,
Alencar construiu família como manda o figurino - com
Georgiana Cochrane e seis filhos -, mas fez uma vida política desastrosa. Dizem que o imperador se irritou com ele e explodiu:
"É um teimoso esse filho de padre". Vetado pelo imperador ao Senado, o teimoso voltou como deputado. Nunca mais poupou
Dom Pedro II.
José de Alencar é considerado o maior escritor em prosa do Romantismo brasileiro - 1840 a 1880. Morreu aos 48 anos: deixou 21 romances (indianistas, históricos, regionalistas e urbanos): crônicas, críticas, artigos polêmicos e peças teatrais.
Adaptação Livre de: José Geraldo Petean
Direção: Helena Bagnoli
Personagens/Elenco: Rosi Campos (narradora), Natália Barros (Aurélia), Hélio Cícero (Fernando), Guilherme Sant'Anna (Sr. Lemos), Brian Penido Ross (Pedro/Lourenço Camargo), Inês Aranha de Carvalho (Lísia Soares/Emília) e Márcio Mehiel (Torquato/Sr. Barbosa)
Música/Tratamento Sonoro/Produção Fonográfica: Lívio Tragtenberg e Cid Campos
Produção: Mika Winiaver
Capa: Carolina Ferman
Ilustração de Capa: Cris & Jean
Quer baixar o Livro Vivo 'Senhora' agora para ouvir no seu MP3? (Para baixar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção 'Salvar link como')
A Coleção Livro Vivo foi lançada em 2000 por CARAS como item indispensável de clássicos da literatura em língua portuguesa. Alguns livros fazem parte das listas de leitura obrigatória para vestibulares. Agora, a coleção de áudio-livros está disponível no Portal CARAS.