Guimarães.
Escrito em linguagem fácil e acessível ao público de todas as idades,
A Escrava Isaura é um saboroso romance que não é preciso voltar à adolescência para se deliciar com sua história, a de uma bela escrava branca que arrebatava os corações à sua volta.
É bom ressaltar que os personagens principais são um trio, que reforçam o bem e o mal, tão do agrado dos autores românticos. De um lado, o par perfeito - Isaura e Álvaro, física e moralmente intocáveis - representa o bem incondicional; e, de outro, o vilão, a encarnação do mal, retratado em Leôncio, o senhor de escravos e dono de Isaura que não possui nenhum traço humano: tecnicamente, é considerado um personagem de oposição que tem um papel muito nítido, o de realçar as qualidades do casal ideal.
Bernardo Joaquim da Silva Guimarães (1825-1884), mineiro de Ouro Preto, viveu em Uberaba e em Campo Belo. Estudou direito na faculdade de São Paulo, onde foi amigo de
Álvares de Azevedo, com quem fundou, junto com outros amigos, a Sociedade Epicuréia, tornando-se boêmio e satírico. Atuou como juiz, jornalista e escritor, no Rio de Janeiro. Em 1867, voltou a Ouro Preto, onde foi professor, casou-se e morreu.
Adaptação Livre de: Ricardo Leite
Direção: Helena Bagnoli
Personagens/Elenco: Rosi Campos (narradora), Natália Barros (Isaura), Hélio Cícero (Leôncio: Dr. Geraldo), Brian Penido Ross (Álvaro), Guilherme Sant'Anna (Miguel/Belchior/Rapaz), Inês Aranha de Carvalho (Malvina/Rosa/Escrava) e Márcio Mehiel (Henrique/Martinho)
Música/Tratamento Sonoro/Produção Fonográfica: Lívio Tragtenberg e Cid Campos
Produção: Mika Winiaver
Capa: Carolina Ferman
Ilustração de Capa: Cris & Jean
Quer baixar o Livro Vivo 'A Escrava Isaura' agora para ouvir no seu MP3? (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção 'Salvar link como')
A Coleção Livro Vivo foi lançada em 2000 por CARAS como item indispensável de clássicos da literatura em língua portuguesa. Alguns livros fazem parte das listas de leitura obrigatória para vestibulares. Agora, a coleção de áudio-livros está disponível no Portal CARAS.