CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

LICOR DE MARASCA

LICOR DE MARASCA

Redação Publicado em 01/06/2006, às 16h44 - Atualizado em 09/04/2019, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
LICOR DE MARASCA
LICOR DE MARASCA
A cereja marasca e seus licores estão entre os produtos mais famosos da Dalmácia, região da Croácia que, no século XV, pertenceu à República de Veneza. Nessa época foi criado o célebre licor maraschino. Mas só no século XVI se passou a explorar de fato o potencial da fruta para se fazer bebida alcoólica. A cereja marasca nasce em um arbusto (Prunus cerasus var. marasca) da costa do Mar Adriático, que banha a Croácia, a Eslovênia e o norte da Itália. Pertence à família das rosáceas, a mesma do pêssego e da ameixa. A fruta vermelho-escura é menor, mais ácida e amarga que as outras cerejas européias, por isso é pouco consumida in natura. Mas é ideal para fazer bebidas. Ela dá ainda sucos, xaropes e outros tipos de licor, como o cherry brandy - ou licor de marasca. O maraschino é límpido e incolor, pois é feito com o destilado da fruta, enquanto no cherry brandy se utiliza também a fruta fresca macerada, que lhe empresta o tom avermelhado do pigmento antocianina, presente na película e na polpa. Os dois apresentam buquê amendoado, embora mais forte no cherry brandy. É que na fabricação de ambos entram também sementes quebradas. As sementes de rosáceas têm amigdalina e prunasina, substâncias que, em contato com a umidade, se tornam ácido prússico, cujo aroma recende a amêndoas amargas. Há várias marcas de licor de cereja no mundo. Mas nenhuma se iguala ao cherry brandy da Dalmácia. Como bebida, pode ser servido ao final das refeições ou na forma de aperitivo, com gelo. Como complemento, o sabor frutado faz ótimas combinações como calda para sorvete, frutas vermelhas ou sobremesas com chocolate. Nas massas de biscoitos e bolos, em musses e gelatinas, engrandece o sabor com toque amendoado. É ótimo ainda para molho de carnes, de aves ou de foie gras. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Diabéticos, porque tem alto teor de sacarose; e ser ingerido em excesso, como toda bebida alcoólica, pois pode causar hipertensão, derrame cerebral e moléstias hepáticas É bom para Ser ingerido em pequenas doses por pessoas sadias, pois melhora a disposição; e ajudar no combate aos radicais livres, pelo fato de conter o pigmento antocianina.

Ficha técnica

100 ml de licor de cerejas marascas contêm: Calorias - 390 Proteínas - 0,092 g Carboidratos - 40,9 g Vit. B1 - 0,012 mg Vit. B2 - 0,016 mg Niacina - 0,026 mg Vit. B6 - 0,007 mg Folacina - 0,045 mcg Vit. C - 0,17 mg Cálcio - 1,7 mg Cobre - 0,048 mg Ferro - 0,116 mg Magnésio - 1,1 mg Fósforo - 6,4 mg Potássio - 15,2 mg Selênio - 0,228 mcg Sódio - 1,5 mg

Como se escolhe

O cherry brandy de marascas, originário da Croácia, pode ser encontrado em mercearias de importados e importadoras de bebidas. O termo cherry brandy é genérico e indica simplesmente licor de cereja. Verifique no rótulo se se trata da marasca. Veja se a garrafa se encontra em um local sem trepidações e protegida da luz do sol e da umidade. Embora a validade seja indeterminada, quando houver a data em que foi fabricado, prefira o produto com no máximo dois anos. Após esse período, perde parte das características, como cor e sabor. Evite se estiver turvo e amarronzado. Veja se a tampa da garrafa apresenta o selo de controle de bebidas alcoólicas da Secretaria da Receita Federal, evitando falsificações.

Como se prepara

Pode ser usado puro, como calda, sobre doces, sorvetes e frutas vermelhas. Junte umas colheres do licor a molhos salgados de leite ou creme de leite e gotas nas coberturas para bolo, como chantilly. Se não encontrar, faça licor com cerejas vermelhas comuns. Misture 2 e 1/2 xíc. de vodca, 1 xíc. de conhaque e 2 xíc. de açúcar em um vidro de boca larga. Mexa. Amasse 1 e 1/2 xíc. de cerejas com as sementes. Separe as sementes do resto. Triture com martelo as sementes de 1/3 das frutas. Junte tudo no vidro. Feche e guarde em local frio e escuro por 2 ou 3 semanas, balançando às vezes o vidro. Coe em pano. Ponha em garrafa e feche. Se quiser, ao utilizar, junte gotas de limão para ficar mais ácido.

Minha receita

Cássia Kiss (atriz) Este "ravióli" ao licor de marascas é uma sobremesa croata. Faça a massa. Misture 750 g de farinha, 4 ovos mais 2 gemas, 2 col. (sopa) de açúcar, sal e 220 g de manteiga. Vá juntando leite e sovando até obter uma massa como a de pastel. Reserve. Faça o recheio. Misture na tigela 500 g de amêndoas torradas e moídas, 3 ovos mais 2 claras, canela em pó e noz-moscada, 500 g de açúcar, 2 col. (sopa) de licor de cerejas marascas, raspas da casca de 1 limão, 1 tablete de chocolate ralado e 2 col. (sopa) de manteiga. Abra a massa fino. Ponha colheradas de recheio. Corte em volta e feche como pastel. Repita até acabar. Coloque os "raviólis" numa assadeira. Asse até dourarem. Retire. Passe-os rapidamente por açúcar. Sirva.