O brilho da coroa imperial de D. Pedro II fascina os convidados
Redação Publicado em 21/01/2010, às 18h38
Uma joia avaliada em R$ 1,3 milhão chamou a atenção dos convidados da Ilha de CARAS, que nesta temporada homenageia monarcas de todo o mundo. Assim que viu a réplica da Coroa Imperial de D. Pedro II (1825-1891), criada pela Amsterdam Sauer, Natália Anderle (23) se emocionou com a Lembrança da sua consagração, em 2008, como Miss Brasil. "Imediamente vieram à minha cabeça as imagens do concurso, quando recebi o cetro, a faixa e a coroa. Tive vontade de pegar essa aqui e matar a saudade daquele dia maravilhoso que marcou para sempre minha vida", afirmou Natália ao lado da atriz Marcela Tinti (28).
A peça original, confeccionada para a coroação do imperador, é de 1841. Em 2004, foi criada uma réplica, por iniciativa do Museu Imperial, antigo palácio de verão de D. Pedro II, em Petrópolis, RJ, onde a verdadeira coroa integra o acervo. "Ela tem enorme valor histórico e cultural. É a joia mais importante do acervo brasileiro", afirmou Rosana de Moraes (44), gerente de Marketing da Amsterdam Sauer. "A direção do museu procurou um parceiro joalheiro para executar sua réplica com riqueza de detalhes. Foram reproduzidas as técnicas de ourivesaria e lapidação da época, mas com um valor menor para que pudesse circular pelo Brasil", completou. A coroa exposta na Ilha é pouco maior que a original, tem 596 pedras de zircônias cúbicas, com o efeito do brilho do diamante, totalizando 911,84 quilates, e 80 pérolas de 8 mm, e é feita em prata e folheada em ouro 18 quilates.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade