Bruno Barreto começa a filmar em junho, no Rio, seu novo longa, 'Flores Raras - As Filmagens', que terá como protagonistas as atrizes Gloria Pires, Miranda Otto e Tracy Middendorf
Gloria Pires (48) chegou ao hotel Pestana, em Copacabana, no Rio, esfregando uma mão na outra para se aquecer do frio que fazia na cidade na tarde da quinta-feira 31. A atriz é uma das protagonistas – ao lado de Miranda Otto e Tracy Middendorf - do novo filme de Bruno Barreto (57), Flores Raras – As filmagens, que começa a ser rodado em junho no Rio.
Animado, Bruno começou a coletiva dizendo que há tempos acalentava o sonho de trabalhar com Gloria Pires em uma produção sua. “Era o sonho da minha vida trabalhar com a Glória, ela só fazia filmes do meu irmão”, disse o diretor, durante a entrevista coletiva. “Ela é a única pessoa para quem eu já escrevi uma carta de fã, depois de assistir a uma cena do filme A Partilha. E olha que sou tímido na escrita”, brincou.
Gloria devolveu o elogio afirmando que Bruno é um diretor muito aberto. “Geralmente as pessoas se sentem donas da bola. Só joga quem eu quero, sabe? Mas o nosso grupo, não. E um grupo coeso, que se ajuda, e isso e muito gratificante", afirmou.
Tracy Middendorf contou como aconteceu o convite para atuar no filme do diretor brasileiro. “Recebi uma ligação em uma sexta-feira. Estava doente, de cama. Levantei para ler o roteiro e na mesma hora disse sim. Três dias depois estava no Rio, aprendendo português, dança e capoeira”.
Já Miranda Otto admitiu não conhecer muito o cinema brasileiro, mas reconheceu a importância da produtora Lucy Barreto (78), mãe de Bruno. “Sei que a Lucy já produziu mais de 50 filmes. Logo que recebi o roteiro, já fiquei muito animada”, contou.
O novo longa de Bruno é baseado no livro Flores Raras e Banalíssimas, de Carmen Lucia de Oliveira. É uma história de amor entre duas mulheres, ambientada no Brasil dos anos 50 e 60. O filme trata do relacionamento entre a poeta norte americana Elizabeth Bishop, vivida pela australiana Miranda Otto, e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, interpretada por Gloria Pires.
A atriz brasileira falou sobre a questão da homossexualidade abordada no longa. Gloria acredita que o filme pode ajudar a abrir mais o debate sobre o tema. “Todo preconceito vem da falta de conhecimento ou então da proximidade com o tema proibido. É bom colocar esse assunto na roda. O debate faz com que isso fique mais próximo das pessoas. Mas elas são mulheres maduras que encaram a sexualidade com naturalidade".
Bruno Barreto ressalta que o foco não será a homossexualidade. "O foco não é a preferência sexual das duas, então isso não vai ser acentuado, mas também não queria ser pudico, evitar esse assunto. Então vai ter uma cena, que é quando elas fazem amor pela primeira vez ", explicou.
O filme também será rodado durante três dias em Nova York - a história começa e termina na cidade americana - e um dia em Paris. As atrizes estão ensaiando há dez dias e essa etapa termina na sexta dia 1.