Altinho: de alto, do Latim altus, alto, elevado, forte, nutridor. É do mesmo étimo de alere, aumentar, e de alumnus, aquele que é alimentado e recebe também instrução, significado que predominou na língua portuguesa para aluno. O sufixo “inho”, agregado a alto, com a exclusão da vogal final, formou palavra que está entrando para a língua portuguesa em processo semelhante a frescobol e futevôlei. Designa sucedâneo do frescobol, surgido recentemente nas praias do Rio de Janeiro. É um jogo disputado tanto por homens como por mulheres, e tem várias técnicas, entre as quais o tirinho, o arroz com feijão, o melzinho e o bambalalão.
Caroço: do Grego karúdion, avelã, noz pequena, pelo Latim carudium. A hipótese de a origem ser cor, coração, ou órgãos miúdos e arredondados do corpo humano ou integrantes das vísceras de animais, não foi comprovada. As neolatinas reforçam a hipótese da semelhança com a noz pequena. Em Italiano, caroço é nòcciolo; em Francês é noyau; em Espanhol, cuesco ou hueso. Designa o núcleo onde está a semente de diversas frutas, entre as quais a ameixa e a manga. Entre 13 acepções, indica também coisa difícil, pessoa que incomoda e corrida de pouco valor nos táxis. Recentemente ganhou a décima quarta acepção, ao designar também a jogada imprecisa do altinho, contrária ao melzinho.
Droga: do Holandês droog, seco, redução de droog vate, tonel seco, embora o árabe já tivesse drowa, bala de trigo. Pode ter havido mescla das duas palavras. O dicionário Aulete, simplificando a consulta, dá cinco acepções para droga: substância empregada em farmácia, tinturaria, laboratórios químicos, utilizada também em seres humanos ou animais, com o fim de tratar uma doença; alucinógeno, entorpecente ou excitante (maconha, cocaína etc.); coisa ruim, de má qualidade, de pouco valor. E ainda coisa que causa dependência, em sentido pejorativo ou positivo. A Islândia é o país em que mais pessoas morrem por consumo de drogas como a anfetamina, o ecstasy, a cocaína, a maconha, o ópio e a heroína. Estônia, El Salvador, Austrália, Cazaquistão, Irlanda, Canadá, Finlândia, Rússia e Ilhas Seycheles completam os 10 primeiros. O Brasil é um dos países com menos mortes por uso de drogas, e os esportes cumprem importante função nessa estatística benfazeja.
Eclipse: do Grego ékleipsis, desaparecimento, derivado do verbo leípo, abandonar, deixar para trás, pelo latim eclipsis. O mesmo étimo grego está presente em figuras de linguagem como a elipse, a silepse e a paralipse. Designa o ocultamento de um astro por outro e foi fundamental para comprovar a Teoria da Relatividade em 29 de maio de 1919 no céu noturno de Sobral, no Ceará, que já estava na História da Europa porque o imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821) travara a Batalha de Waterloo usando um chapéu de couro de três pontas que ganhara de um coronel nordestino: o seu, de feltro, estava molhado e ele não pôde usá-lo.
Frescobol: de fresco, do Frâncico frisk, frio, ameno, recente, e de bola, do Latim bula pelo occitânico antigo bola, objeto esférico. As duas palavras, fresco e bola, formaram, por analogia com o voleibol, uma terceira, com o fim de designar um jogo semelhante, no qual os homens, de calção ou sunga, e as mulheres, de maiô ou biquíni, brincam em duplas, usando duas raquetes e uma bola de borracha.
Romeu e julieta: sobremesa preparada com queijo e goiabada. E recentemente, no jogo conhecido como altinho, o ato de matar a bola na coxa com um pé fixo no chão, enquanto a outra perna fica ajoelhada, na posição clássica de declaração de amor do famoso casal. A origem de todas as denominações em que entram, já como substantivos comuns, romeu e julieta, juntos ou separados, é a tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616). Inspirando o cinema, o teatro, a televisão, a música e outros gêneros, os namorados Romeu e Julieta ganharam o mundo. Originalmente italiano, escrito Romeo, o nome sofreu variações. No Brasil, é Romeu e deu nome a políticos, esportistas e outras personalidades. Julieta é de origem latina, nome vindo de Júlia, e dá nome também a um satélite de Urano, além de identificar a atriz Juliana Paes (33) e a cantora mexicana Julieta Venegas (41).