CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Malga Di Paula: encanto pela 'sua' Turquia

Empresária e eleita do comediante Chico Anysio, ela une o Brasil ao distante país

Redação Publicado em 22/02/2010, às 17h24 - Atualizado em 01/03/2010, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Malga no Grand Bazaar, aberto desde 1453, em Istambul, com centenas de lojas espalhadas por um labirinto de ruas. - João Paulo Mantovani e Renata d'Almeida
Malga no Grand Bazaar, aberto desde 1453, em Istambul, com centenas de lojas espalhadas por um labirinto de ruas. - João Paulo Mantovani e Renata d'Almeida
Na Turquia as mulheres andam de burka? Os homens podem ter mais de uma mulher? Há camelos na cidade? Estas e tantas outras perguntas já viraram rotina na vida de Malga Di Paula (39), mulher do ator e comediante Chico Anysio (78). E as respostas, ela ensina, são: não, não e não. E é neste momento, quando esclarece dúvidas sobre o distante país muçulmano, que ela começa seu trabalho. Desde 2007, a empresária tem se dedicado a mostrar aos brasileiros a "verdadeira Turquia", um país com história e cultura milenares, mas também moderno, cosmopolita e multicultural. O primeiro contato de Malga com a Turquia foi em uma viagem de pesquisa sobre os hamamis, casas de banho turco. Ela tinha sido contratada para desenvolver o projeto de um hamami para uma construtora brasileira. "Cheguei sem saber absolutamente nada. Foi uma grande surpresa. E, para onde eu olhava, eu via oportunidades de negócios. Não entendia como o Brasil ainda não tinha descoberto aquele lugar", lembra Malga. Segundo ela, a certeza de uma ligação especial com o país surgiu no momento em que ela pisou pela primeira vez em uma mesquita. "Quando entrei na Mesquita Azul, tive uma sensação tão boa que disse para uma amiga: 'acho que vou virar muçulmana'", conta. Ela não se converteu à religião, mas, desde então, nunca mais deixou de visitar constantemente o país. "Na Turquia, 99% da população é muçulmana, mas o país é o mais ocidentalizado entre todos desta religião, cuja maioria da população é devotada à fé", ensina Malga. Ela conta ainda que teve a sorte de ser apresentada à Istambul "mais legal", que é menos turística e reserva surpresas como o Piyer Loti Kahvesi, charmoso café com decoração do século XIX localizado dentro de uma colina do cemitério de Eyüp, com vista para o Chifre de Ouro, uma das maiores baías naturais do mundo. Quando retornou ao Brasil, Malga já pensava deixar de trabalhar na área de spas, o que fez alguns meses depois, para se dedicar a promover negócios entre a Turquia e o Brasil. E, principalmente, divulgar o país ainda pouco conhecido por aqui. O primeiro passo foi entrar em contato com o embaixador turco no Brasil, Ahmet Gürkan. Depois, encontrou-se com Marcelo Jardim, embaixador brasileiro em Ancara, capital turca. E, para surpresa geral, em menos de dois meses, tinha uma audiência com o ministro da Cultura da Turquia, Ertugrul Günay (61). "Todos achavam que eu não conseguiria. E, depois que eu consegui a audiência, foi ainda pior. O ministro tinha fama de ranzinza, mas adorou os meus projetos. Logo parecíamos melhores amigos", lembra a empresária, entre risos. Malga apresentou às autoridades seu projeto de promover o país no Brasil por meio do turismo cultural. Na bagagem também estava o projeto de erguer um memorial em homenagem a São Jorge, na Capadócia, interior da Turquia. Acredita-se que este seria o local onde nasceu São Jorge. "Por incrível que pareça, os turcos ignoram São Jorge. Já, os brasileiros, conhecem a música, mas muitas vezes não sabem que a Capadócia é na Turquia", diz Malga, referindo-se à canção Jorge da Capadócia, de Jorge Ben Jor. Para formalizar sua atuação, Malga abriu a Serendipity International Business Agency. A empresa promove negócios entre empresas dos dois países e o turismo por meio de viagens de grupos em busca do turismo diferenciado, para um público AA. O roteiro, além de Istambul e Capadócia, inclui Éfeso - região onde Maria, mãe de Jesus, passou os últimos dias de vida. "Muitas pessoas se surpreendem ao chegar à Turquia e encontrar lugares para se comprar tão distintos como Nisantasi e o Grand Bazaar", diz Malga. As duas regiões são bons exemplos da milenar tradição turca de comércio. Nisantasi reúne as grifes mais famosas do mundo e se assemelha muito à Oscar Freire, luxuosa rua de comércio de São Paulo, mas com preços em média 30% mais baixos que os encontrados nas sedes de marcas como Louis Vuitton e Christian Dior. Já o Grand Bazaar é um labirinto de ruas com lojas abarrotadas de peças e incansáveis vendedores tentando atrair passantes para comprar seus produtos, não raro oferecendo chá. Desde a criação, em 1453, uma tradição segue a mesma: nada deve ser comprado sem antes barganhar. Foi Malga e sua Serendipity, por exemplo, que organizaram a viagem e as festas de noivado e casamento da atriz Daniela Escobar (40) com o empresário Marcelo Woellner (40) na Turquia, em 2009. Malga também é responsável pelo marketing da Turkish Airlines no Brasil desde que a empresa abriu a rota São Paulo- Istambul. "Sempre defendi que a Turkish deveria vir para cá. Quando vieram mesmo, apresentei as ideias que tinha, eles gostaram e acabaram me convidando", lembra. Com as viagens ao longo dos últimos dois anos, Malga se dedicou a conhecer a milenar cultura turca, que já foi sede dos impérios Bizantino e Otomano, conhecimento que reuniu no site portalturquia.com. Provavelmente a sua única frustração em relação à Turquia é nunca ter podido levar o marido para conhecer o país. "Chico nunca foi pois sua saúde não o permite encarar o voo", diz ela, com lágrimas nos olhos, referindo-se aos problemas respiratórios do amado. "Mas ele me incentiva a ir todas as vezes, sabe o quanto é importante para mim", diz ela. Importante também para brasileiros e turcos, afinal, graças aos esforços de Malga, a Turquia nunca esteve tão próxima do Brasil.