Na língua mais falada na Índia, o híndi, kari é um nome genérico para molhos ou ensopados. Um dos ingredientes usados nesses preparos é a folha da planta Murraya koenigii, o caril ou curry. Ela entra também no pó conhecido como curry, que parece ter sido uma invenção dos colonizadores ingleses, que, após deixar a Índia, ficaram com saudade das masalas, misturas de especiarias que os nativos faziam para temperar os ensopados. O produto foi criado com o intuito de reproduzir aqueles sabores, porém deixando-os menos picantes, para agradar ao gosto europeu. Como ocorre com as versões caseiras de masala, há muitas formulações para o curry industrializado. Variam as especiarias usadas (cominho, pimentas, gengibre, canela, sementes de coentro, cúrcuma, feno-grego, ervadoce) e suas proporções. A cor amarela deve-se à presença do açafrão-da-terra, ou cúrcuma. As receitas das masalas indianas mudam conforme a região do país ou as preferências familiares. Cada casa costuma ter sua própria fórmula, que passa de mãe para filha. O modo de usar também pode ser diferente. A garam masala, por exemplo, deve ser adicionada ao final do preparo, enquanto o pó de curry entra no início, para que os ingredientes fiquem impregnados. Na Tailândia há ainda o curry verde e o vermelho, que levam coentro, limão e capim-cidreira, entre outros ingredientes. A cor é definida pelas pimentas usadas: verdes frescas ou vermelhas secas. Os vários tipos de curry podem ser usados em sopas, molhos e cozidos de carne, frango, peixe ou legumes. Ao Japão, o curry em pó chegou no século XIX, pelas mãos de ingleses em missão diplomática na cidade de Yokohama. Seu uso foi adotado em pratos como o karê (receita à direita).
Saúde
É bom para
Todas as dietas, por ser rico em nutrientes, mesmo sendo usado como tempero, e por estimular o apetite e a produção do suco gástrico, facilitando a digestão.
É ruim para
Pessoas que têm intolerância a alguma especiaria ou ao glúten, pois algumas misturas prontas têm ingredientes não declarados, entre eles farinha de trigo.
Ficha Técnica
100 g de pó de curry contêm:
Calorias - 294
Proteínas - 9,83 g
Carboidratos - 51,8 g
Gordura - 13,1 g
Fibras - 21,8 g
Vit. B1 - 0,275 mg
Vit. B2 - 0,258 mg
Niacina - 2,1 mg
Cálcio - 627 mg
Cobre - 0,762 mg
Ferro - 31,1 mg
Magnésio - 208 mg
Fósforo - 215 mg
Potássio - 1106 mg
Sódio - 93,6 mg
Zinco - 3,14 mg
Como se escolhe
O pó de curry pode ser encontrado em qualquer supermercado e em lojas especializadas em temperos. Se puder, compre mais de uma marca para verificar qual se adapta melhor ao seu paladar, pois as proporções de especiarias costumam ser diferentes. Os rótulos não trazem a composição, só a lista das especiarias usadas. É bom saber que o ingrediente que aparece em primeiro lugar na lista é o que entra em maior quantidade na mistura. Verifique os dados sobre produtor, a data de validade e as condições da embalagem, que deve estar intacta. Uma vez aberto, o curry deve estar seco e solto.
Como se prepara
Para fazer curry em pó em casa, toste numa frigideira, sem queimar, as seguintes especiarias secas: 3 col. (sopa) de grãos de coentro, 2 col. (sopa) de cominho, 1/2 col. (sopa) de sementes de mostarda, 1 col. (sopa) de grãos de pimenta-do-reino preta, 1 col. (sopa) de feno grego. Reserve. À parte, toste 6 folhas de curry (se forem frescas) até secarem. Junte à mistura e acrescente 1/2 col. (sopa) de pimenta calabresa em flocos, 1/2 col. (sopa) de gengibre em pó e 2 col. (sopa) de cúrcuma. Triture tudo junto em um moedor, no pilão ou no liquidificador. Guarde em vidro escuro até o momento de usar.
Minha receita
Karê
Ingredientes (para 4 porções): 1 carcaça de frango picada, 6 col. (sopa) de farinha de trigo, 1/2 xíc. De óleo de soja, 2 col. (sopa) de curry em pó, 100 g de cogumelos Paris em conserva, cortados em lâminas, 100 g de shiitake em fatias finas, 100 g de shimeji em pequenos tufos, 2 col. (sopa) de manteiga, 2 col. (chá) de glutamato monossódico, 2 pitadas de pimenta-do-reino, 2 col. (chá) de hondashi (tempero feito de peixe), 1/2 maço de cebolinha verde picada.
Numa panela, leve ao fogo o frango com 1 litro de água. Ferva por cerca de 5 min. Coe numa peneira e reserve o caldo. Numa tigela, misture a farinha, o óleo e o curry. Reserve. Numa frigideira grande, refogue os cogumelos na manteiga. Junte 250 ml do caldo, o glutamato, a pimenta-doreino e o hondashi. Ao ferver, misture 3 col. (sopa) da pasta de curry e cozinhe, mexendo, até encorpar. Retire do fogo e junte a cebolinha picada. Sirva com arroz branco.