SAÚDE

Thiaguinho relembra síndrome de burnout: 'Chorando antes de sair de casa'

O cantor e compositor Thiaguinho, ex-vocalista do Exaltasamba, relembra série de crises em que sentiu palpitação e conta que não se reconhecia

Lívia Carvalho

por Lívia Carvalho

lcarvalho_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 26/12/2024, às 18h55 - Atualizado às 19h22

Thiaguinho relembra crises devido à síndrome de burnout - Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Thiaguinho, de 41 anos, relembrou os episódios de crise que enfrentou devido à síndrome de burnout — distúrbio emocional geralmente ocasionado por situações de trabalhos desgastantes. O artista revelou que, pouco antes de deixar o grupo Exaltasamba, a condição dificultou sua saída de casa para cumprir seus compromissos profissionais.

"[Essa síndrome] já me pegou sem eu saber que era burnout. Depois que eu comecei a me inteirar sobre o assunto, que muito me chama atenção, [eu entendi o que era]", declarou em entrevista ao podcast Grande Surto.

"Eu tive uma [crise] no final do Exalta que, assim, eu não me reconhecia. Eu saí para os shows e começava a me dar palpitação. Já me peguei chorando várias vezes antes de sair de casa", revelou ele, que deixou o grupo de pagode para seguir carreira solo em 2012.

Fernanda Paes Leme, anfitriã do podcast, comentou que talvez o artista não queria estar ali naquele momento e ele explicou: "Mas não era um direito que eu achava que tinha. Não tinha essa possibilidade de não ir". Thiaguinho falou que se sentia a obrigação de fazer as apresentações, pois o grupo estava no auge e era o que ele sempre sonhou.

O que é Síndrome de Burnout?


Segundo o site do Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, e jornalistas, entre outros.

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional acha, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para cumprir determinada pauta. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Leia também: Médica explica perda de audição de Mariana Rios após pico de estresse

Lívia Carvalho

Lívia Carvalho é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e, atualmente,  é repórter do Grupo Perfil. Antes, foi repórter do Portal iG e da TV Gazeta. Na cultura pop, é Crítica de Cinema e realiza entrevistas com talentos do cinema, streaming e da música.

thiaguinho

Leia também

Bella Campos curte passeio de barco e fãs reagem: 'Gastando o dinheiro da mãe'

Eliezer abre o coração ao falar sobre missão religiosa: 'É transformador'

Roberto Justus impressiona ao postar foto com Rafaella: 'Meu amorzinho cresceu'

Virginia ganha vídeo emocionante em homenagem aos seus 26 anos

Em seu aniversário, Virginia atende fãs mirins na mansão em Mangaratiba

Bruna Biancardi encanta ao mostrar 'bagunça' de Mavie e fotos com Neymar na praia