Olimpíadas 2024

Quem é Augusto Akio, o skatista que conquistou medalha olímpica para o Brasil e encantou web

Saiba mais sobre o medalhista Augusto Akio, o "Japinha" do skate park que conquistou medalha de bronze para o Brasil nas Olimpíadas

Lívia Maria

por Lívia Maria

lmsantos_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 07/08/2024, às 16h07

Medalhista olímpico Augusto Akio - Foto: Reprodução/Instagram/X

Augusto Akio entrou para a história do esporte brasileiro depois de conquistar a medalha olímpica de bronze no skate park, nesta quarta-feira (5). Nas redes sociais, o jovem, de 23 anos, surpreendeu não somente pelo talento nas manobras, como também pelo carisma e por uma fato de impressionar: conseguir fazer malabarismo enquanto se equilibra no skate. Saiba mais sobre Akio a seguir. 

O atleta é natural de Curitiba e é conhecido também pelo apelido de "Japinha" do skate. Pela primeira vez nas Olimpíadas, o rapaz exibiu talento e também persistência na paixão de infância pela modalidade, que era vista pela família apenas como um hobby: 

"Ele tinha sete anos. O primeiro skate dele foi da 'Casa China', porque a gente nunca imaginou que ele fosse dar certo no skate, mas de repente virou a vida dele, o que ele ama fazer. Era (um skate) de R$ 1,99, o mais baratinho, porque não botamos muita fé", contou a mãe do atleta, Silvana Takahashi, em entrevista ao GE. 

Assim como o skate, o interesse pelo malabarismo veio por acaso, quando ele se machucou e teve que dar uma pausa nas manobras, como revelou a mãe durante o bate-papo. Segundo ela, Augusto aprendeu tudo o que sabe sozinho e falando com pessoas do ramo circense. No Instagram, o jovem exibe os talentos de forma simultânea, encantando o público. 

Na final do skate park, Akio começou com o pé direito. Embora tenha feito manobras surpreendentes, na última delas, ele caiu e não completou a sequência. No entanto, na última tentativa, ganhou nota 91.85, o que garantiu o bronze para o Brasil. Atrás dele ficou o colega de time, Pedro Barros, com o quarto lugar.

Emocionado com a conquista, o atleta refletiu sobre a jornada até chegar no pódio olímpico: "Eu morro de saudade dos meus amigos, da minha família, de tudo o que eu vivi. A mensagem que eu tenho é que eu acredito que a união faz a força, que coisas boas acontecem. (...) É sempre importante lembrar de agradecer o que você tem, o que você é e pelas pessoas que tem ao seu redor. [Ser] sozinho é muito frio", disse Akio em entrevista a Cazé TV. 

Web se apaixona por "Japinha" do skate

Com o carisma e talento, Akio deixou o público brasileiro hipnotizado. Nas redes, internautas já se declararam fãs do atleta: "Vai que é tua, Japinha do Brasil! Mais uma medalha de bronze no skate. Nosso fera, Augusto Akio, Você é sensacional", escreveu um usuário do X. 

"O Japinha do skate é bronze e é o homem mais carismático do Brasil", brincou uma internauta. "Esse Japinha é perturbadíssimo da cabeça. Uma energia pesada de uma criança de cinco anos jogando os pinos de malabarismo pra cima... Dito isso, estou encantada", pontuou a outra. 

pedro barros todo tranquilo paz e amor, viva natureza vamos abraçar uma árvore

o japinha augusto aiko: pic.twitter.com/8DOAOpEFhp

— lena medina akio 🇧🇷 (@latinfilmsz) August 7, 2024
Lívia Maria

Lívia Maria é parte da equipe de redação da CARAS. Estudante do quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, já passou também pela equipe da Quem. Apaixonada por cultura pop, mundo geek e música, em especial k-pop, escreve sobre a vida das celebridades.

skate park Olimpíadas 2024 Augusto Akio Japinha do skate

Leia também

Ex-Paquita Thalita Ribeiro emociona ao escrever carta aberta

Luciana Mello chama atenção com fotos dos filhos: "Que lindos"

Mãe de 6, Leticia Cazarré responde se quer ter mais filhos com Juliano Cazarré

Lady Gaga comenta por que ignorou boatos de que ‘era homem'

Vitor Belfort desabafa sobre sumiço da irmã, Priscila Belfort: 'Enterro diário'

Sabrina Sato relembra fotos de viagem com Nicolas Prattes: 'Amor'