COM MUITO ORGULHO

Fafá de Belém exalta cultura paraense e destaca legado do Círio de Nazaré: 'É um abraço coletivo'

Fafá de Belém abriu as portas de sua casa para lançamento do III Fórum e Varanda do Círio de Nazaré 2025; a CARAS Brasil conversou com a cantora que destacou os 50 anos de carreira

Arthur Pazin e Felipe França

por Arthur Pazin e Felipe França

apazin_colab@caras.com.br

Publicado em 26/11/2024, às 14h26 - Atualizado às 14h44

Fafá de Belém prepara grandes novidades para Varanda de Nazaré 2025 - Foto: Andy Santana/ Brazil News

O ano de 2025 será de grandes celebrações para Fafá de Belém (68) onde ela completa 50 anos de carreira. Já em clima de celebração, a cantora recebeu a CARAS Brasil, em sua casa, na última segunda-feira, 25. No evento, ao lado de amigos e parceiros, foi o lançamento do III Fórum e a Varanda de Nazaré 2025, que marcará seus 15 anos, uma das iniciativas mais emblemáticas do Círio de Nazaré, que é considerada um dos maiores eventos religiosos e culturais do Brasil; confira. 

Criado pela cantora em 2011, a Varanda de Nazaré é um evento cultural que celebra a cultura, a música, a gastronomia e a biodiversidade paraense, em torno do Círio de Nazaré. Fafá de Belém é uma apaixonada pela cidade natal e não poupa elogios para falar sobre a região e a importância do projeto, que vem unindo pessoas. 

"Todos comem a mesma comida, da pessoa mais simples ao homem mais poderoso da cidade, é a mesma comida! É isso que nós fazemos na Varanda. A minha intenção é receber, como um paraense recebe uma pessoa no Círio, e é isso que a gente tem feito nesses 15 anos. Toda música do Pará está ali. O Círio de Nazaré é um abraço coletivo", declara. 

VÁRIOS OLHARES SOBRE NÓS

Fafá de Belém tem tanto respeito pela cultura e história da região Norte, por isso, ela confessa sobre a idealização do Fórum Amazônia: "Montamos um fórum, que ano passado foi maravilhoso, mas esse ano foi muito importante porque nós conseguimos fazer um fórum [com] várias pessoas, com vários olhares sobre nós".

"Ele nasce a dois anos a partir do momento que eu assisti três ou quatro Fóruns de Nova Iorque falando de Amazônia. Eu [estava] achando maravilhoso e fui ficando decepcionada, porque tinham três ou quatro pessoas fantasiadas de indígenas e não tinha nenhum pensador amazônico a falar de Amazônia. Então, era um achismo coletivo", relembra. 

Fafá de Belém abre as portas de sua casa e posa com a filha e as netas/ Foto: Andy Santana/ Brazil News

 

A FORÇA DESSA REGIÃO FEMININA

A festividade católica, Círio de Nazaré, em Belém, celebra a devoção à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará. Fafá reforça a importância da santa para a região norte do país e afirma que esse ajuntamento é um momento de união entre pessoas. 

"É um dia onde todos abrem as portas. Todos estão em torno de uma tradição que se criou há mais de 300 anos. E para falar de uma mulher que simboliza essa força dessa região feminina chamada Amazônia. Nossa Senhora de Nazaré para nós, ela não é Nossa Senhora. Nossa Senhora Nazaré, é só para quem não tem intimidade ainda e está chegando", revela a cantora

Leia mais em: Fafá de Belém celebra conquista depois de acidente que a deixou de cadeiras de rodas

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA CARAS BRASIL COM FAFÁ DE BELÉM NAS REDES SOCIAIS:

 

Arthur Pazin e Felipe França

ARTHUR PAZIN é editor de pautas especiais do Grupo Perfil. Formado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), já atuou como repórter no impresso, on-line, rádio e TV. Na área de entretenimento, integrou as equipes do Observatório da TV e do Notícias da TV. Apaixonado por novelas e televisão, escreve também sobre o universo das celebridades. Instagram @arthurpazin

Fafá de Belém Fafá de Belém Círio de Nazaré

Leia também

Virginia Fonseca desabafa: ‘Sabe qual é o meu problema?’

Patrícia Poeta dispara contra a violência e defende a vida: 'Existe um recomeço'

Maisa Silva conta o que faz para cuidar de sua saúde mental

Assim como Sophie Charlotte, Fábio Porchat tem rede social hackeada

Poliana Rocha elege bolsa de R$ 70 mil para cruzeiro de Leonardo

Gizelly Bicalho apresentará programa de TV na Record