Kate Moss é um ícone de moda e beleza! Mas, após a festa de aniversário de 60 anos do fotógrafo Mario Testino, a modelo foi criticada no Instagram da editora de moda Suzy Menkes, que publicou uma foto na qual as rugas de Kate estão evidentes. “Parece que tem 70 anos”, escreveu uma seguidora na legenda. “Parece muito velha”, disse outra. Em defesa de Kate Moss, uma fã concluiu: “Sempre incrível. O que vocês esperam? Uma mulher de 40 anos com uma pele perfeita e natural? Talvez seria para vocês se ela tivesse preenchido o rosto com botox, assim vocês poderiam criticá-la por isso”.
A partir dos 40 anos, a mulher produz menos estrogênio, o que provoca a menopausa e a redução da produção do GH (hormônio do crescimento), que pode aumentar a resistência da pele e melhorar a flacidez, por exemplo. Para minimizar o efeito, é preciso reforçar os cuidados diários: usar protetor solar diariamente, dormir oito horas por dia e beber bastante água. Mas a maquiagem também é parceira da mulher madura e pode disfarçar rugas e linhas de expressão usando uma cobertura leve.
+ Inspire-se em Eliana e Angélica e saiba como manter a pele e o cabelo lindos aos 40 anos
+ Top 5: dicas de maquiagem que valorizam a pele de quem já passou dos 50 anos
A seguir, maquiadores indicam técnicas para valorizar o rosto:
1. Pele: segundo Tatiana Donadio, do Studio W, “maquiagem pesada e brilhante envelhece”, diz. O ideal, portanto, é fazer um make leve e sem produtos com textura matte: “a base não pode craquelar nas linhas de expressão, que, por sua vez, podem ser minimizadas com um iluminador cremoso”, afirma. Pó translucido, primer e base líquida são os produtos mais indicados para compor o look.
2. Cores: se os produtos para preparar pele não podem ser matte, as sombras podem. “Evite brilho cintilante nos olhos, isso pode evidenciar rugas. Prefira sombra com textura matte”, indica a maquiadora Juliana Rakoza. Tons neutros, com marrom, preto e nude, não evidenciam os sinais da idade.
3. Boca: cores marcantes valorizam a beleza de quem já passou dos 40 anos, que, geralmente, têm a boca pequena. “Os lábios começam a perder volume nessa idade e o batom colorido ‘devolve’ esse volume. As melhores opções são os vermelhos aberto e fechado e o beringela”, argumenta Tatiana.