CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Especial / Dia da Mulher

MULHER DO DIA: Dilma Rousseff

A CARAS Online fez uma homenagem à Dilma Rousseff no Dia da Mulher

Redação Publicado em 08/03/2013, às 08h04 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dilma Rousseff - Divulgação - Antonio Cruz/PR
Dilma Rousseff - Divulgação - Antonio Cruz/PR

Dilma Vana Rousseff é filha do advogado e empreendedor búlgaro naturalizado brasileiro Pedro Rousseff e da dona de casa Dilma Jane Coimbra Silva. Dilma é uma economista e política brasileira, atualmente a presidente do Brasil, é natural de Belo Horizonte, mas cursou a faculdade de Economia no Rio Grande do Sul. Iniciou-se na militância política aos 16 anos, na capital mineira, e depois foi para a luta armada contra o regime militar. Em 1970 foi presa e submetida a tortura.

Em 1967, Dilma casou-se com o jornalista Claudio Galeno. O casamento não durou em meio à luta armada e a ex-ministra casou-se novamente, em 1969, com o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo. O casal se conheceu nas reuniões do Comando da Libertação Nacional. Em 1972, após deixar a prisão, Dilma foi para Porto Alegre onde nasceu sua única filha, Paula Rousseff Araújo.

Em 1980, ela ajudou a fundar o PDT, partido do qual fez parte até 2001, quando então ingressou no PT. Durante a campanha presidencial de 2002, de Lula, Dilma se destacou na equipe responsável por formular o plano de governo na área energética. Assim, foi convidada a ocupar a pasta de Minas e Energia do governo. A atual presidente permaneceu à frente do ministério até 2005.

Em seguida substituiu o ex-ministro José Dirceu. Já em 2009, revelou que havia descoberto um linfoma e teve que se submeter a sessões de quimioterapia e radioterapia. Curada do câncer, o Partido dos Trabalhadores oficializou sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2010. Com o apoio de Lula, Dilma fez uma forte campanha pelo país e viu a corrida presidencial ser levada ao 2º turno depois que surgiram denúncias envolvendo sua auxiliar Erenice Guerra. Apesar disso, a atual presidente confirmou seu favoritismo nas urnas e saiu vitoriosa.

No dia 1º de janeiro de 2011, Dilma Rousseff e o vice Michel Temer tomaram posse. A presidente adotou um estilo bem mais discreto que seu antecessor. No poder, a petista lutou para conciliar os partidos da base aliada e assim montar sua equipe de governo. Uma boa parte dos cargos do primeiro escalão foram dados à mulheres e hoje o ministério pode ser considerado recordista na participação feminina.

Mesmo tendo passado por diversas crises políticas em seu governo, que resultaram na demissão de vários integrantes do primeiro escalão em meio a denúncias de corrupção, Dilma conta com a aprovação dos brasileiros.

Primeiro pronunciamento

Dilma escolheu a Rede Record para conceder sua primeira entrevista após a vitória nas urnas, a então presidente conversou com as jornalistas Ana Paula Padrão e Adriana Araújo. Em seu pronunciamento tratou de diversos temas, tais quais a valorização da democracia, a liberdade de imprensa, a liberdade religiosa e sobretudo as mulheres. Disse ainda, que seu governo iria manter a inflação sob controle, melhorar os gastos públicos, simplificar a tributação e melhorar os serviços públicos para a população.

Primeira presidente mulher da história do Brasil, Dilma Rousseff foi eleita no dia 31 de outubro de 2010 e obteve 55.752.529 votos, que contabilizaram 56,05% do total de votos válidos. Ninguém melhor que Dilma Rousseff para representar as mulheres do Brasil neste 'Dia Internacional da Mulher'.