CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / IMPACTO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE

O que é a síndrome do pescoço do digitador? Médico explica

Em entrevista à CARAS Brasil, o reumatologista Fabio Jennings esclarece como o uso de aparelhos celulares pode causar a síndrome do pescoço do digitador

Felipe França e Fabio Jennings
por Felipe França e Fabio Jennings

Publicado em 23/08/2024, às 11h16 - Atualizado às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O pescoço é uma das regiões mais impactadas pelo uso excessivo do celular - Shutterstock
O pescoço é uma das regiões mais impactadas pelo uso excessivo do celular - Shutterstock

​A dor na coluna cervical é um problema de saúde muito presente e tão frequente quanto a dor na lombar. Um dos fatores predisponentes mais bem definidos são as posturas adotadas na utilização das tecnologias, aparelhos celulares, que podem gerar a síndrome do pescoço do digitador. Em entrevista à CARAS Brasilo médico reumatologistaFabio Jennings esclarece sobre o assunto. 

Segundo o especialista, é importante ressaltar que a coluna cervical, por sua estrutura menos robusta, é mais exposta a sobrecargas que a coluna lombar. Quanto a síndrome do pescoço do digitador, ou Text Neck, ele explica que é uma condição decorrente de posturas inadequadas ao usar dispositivos tecnológicos. 

"Envolve um conjunto de sintomas, sendo a dor crônica na região cervical o mais comum. Também podem ocorrer dor que irradia para os braços, encurtamentos musculares dos ombros, dor nas mandíbulas, tonturas e zumbidos", declara.

O Dr. Fabio avalia que o uso prolongado de celulares, tablets e laptops com a cabeça inclinada para frente, causa um estresse exagerado nas articulações, ligamentos e músculos da região cervical e essa sobrecarga provoca lesões nas estruturas levando aos sintomas. 

"Por conta de ser uma condição surgida recentemente após o maior advento das tecnologias portáteis, os critérios para diagnóstico ainda não são bem definidos. Contudo, a associação dos sintomas com o maior tempo e pior postura ao usar os aparelhos, já é bem conhecido", menciona.

O QUE FAZER PARA TRATAR A SÍNDROME? 

O reumatologista afirma que é importante procurar um especialista para o tratamento, que consiste fundamentalmente na correção das posturas do pescoço, além de exercícios de relaxamento e fortalecimento da região dos ombros. O Dr. Fabio reforça que é necessário evitar o uso prolongado dos dispositivos tecnológico.

"O tratamento consiste fundamentalmente na correção das posturas do pescoço ao usar dispositivos tecnológicos e exercícios para corrigir os desequilíbrios musculares. Pode-se utilizar medicamentos analgésicos e relaxantes musculares para amenizar mais rapidamente os sintomas da síndrome. O uso cada vez mais cedo de celulares e tablets têm despertado uma especial atenção às crianças, uma vez que pode determinar alterações posturais importantes logo no início da fase adulta", finaliza.

CONFIRA PUBLICAÇÃO DO DR. FABIO JENNINGS NO INSTAGRAM: