A dentista explica como tratar e como aderir ao diastema; entenda
O diastema é aquela área de espaço extra entre dois ou mais dentes, geralmente mais comuns na parte anterior da maxila, nos incisivos.
A dentista Viviane Fellows, do Atelier Odonto Rio, diz que apesar de algumas pessoas considerarem o diastema algo constrangedor, ele ainda é visto como um sinal de charme, como acontece com a cantora Madonna, por exemplo.
"Pacientes que apresentam diastema não precisam ter nenhum cuidado específico, somente uma boa higiene bucal, como qualquer outro paciente, o ponto positivo de quem apresenta diastema é que facilita a higienização da área, devido ao fato de apresentar espaço entre os dentes, impedindo assim que alimentos fiquem impactados no local, logo, dificulta o surgimento de cárie na região", explica.
Para pacientes que buscam o fechamento do diastema, a especialista diz que é importante identificar a causa, se foi a "ausência de algum elemento dentário (agenesia), que tem como origem a genética, ou se foi causado por um mau posicionamento dentário ou até mesmo a inserçãobaixa do freio labial". Após diagnosticada a causa, é possível realizar o tratamento indicado, "que pode ser a mecânica ortodôntica, utilizando aparelhos ortodônticos para alinhamento dos elesmentos envolvidos no diastema. Já para aqueles pacientes que nao são adeptos ao uso do aparelho, podemos utilizar de outras ténicas como: cimentação de lentes de contato dentais, facetas em porcelanas ou restauração em resina".
A dentista também afirma existe a possibilidade de aderir. "O tratamento poderá ser a utilização de aparelhos ortodônticos ou um leve desgaste dos incisivos para o surgimento do espaço. Vale lembrar que qualquer procedimento, tanto para o fechamento do diastema, quanto para o surgimento do mesmo, é de suma importância para o planejamento do caso, para que se obtenha o resultado positivo", conclui.