Ao longo de sua carreira, Nahim manteve um mistério sobre nunca tirar os óculos de sol em público. Ele, inclusive, foi velado usando o acessório
Publicado em 14/06/2024, às 08h43
Na manhã desta quinta-feira, 13, o cantor Nahim, ícone dos anos 80, foi encontrado morto em sua casa em Taboão da Serra, São Paulo. Ao longo de sua carreira, o artista manteve um mistério sobre nunca tirar os óculos de sol em público. Ele, inclusive, foi velado usando o acessório.
Em 2013, ele falou sobre o assunto pela primeira vez em entrevista à apresentadora Luciana Gimenez e tirou o acessório. Com isso, mostrou uma cicatriz no olho direito, resultado de ceratocone e glaucoma.
Os óculos também eram uma vaidade do cantor, que optou por usá-los para "preservar o mistério" em torno de seu olhar. Nahim havia passado por três transplantes de córnea no olho esquerdo, sendo o primeiro deles realizado em 1988.
"Eu tive um problema chamado ceratocone. Eu transplantei o primeiro, depois fiz outros, e até hoje estou em tratamento", contou ele durante participação no programa Luciana By Night (2012-2021), na RedeTV!. Em seguida, ele tirou o acessório e mostrou a cicatriz. "Eu fiquei meio vesgo, e meu olho também está mais claro. Eu fiz o transplante com uma córnea limpa", detalhou.
O ceratocone altera a forma da córnea, tornando-a cônica. Além de reduzir sua espessura. Os sintomas frequentes são visão turva e sensibilidade à luz. Por outro lado, o glaucoma é uma condição mais séria que danifica o nervo óptico, resultando em perda gradual da visão.
"Estou tentando trazer o olho para a direção certa. Então, para manter o mistério, eu uso óculos escuro. Eu continuo enxergando tudo no olho direito. Do esquerdo eu ainda faço tratamento", detalhou Nahim, que estava com 60 anos na época.
No final de 2021, o cantor passou por uma cirurgia na córnea direita. Na época, havia o risco iminente de perder completamente a visão no olho direito, enquanto o esquerdo já apresentava problemas.
Ver esta publicação no Instagram