CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / Veja os nomes!

Confira famosos que serão candidatos nas eleições de 2024

Artistas tentam conquistar carreira política e concorrem como candidatos nas eleições municipais de 2024; veja lista

Eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país - Getty Images
Eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país - Getty Images

Em 6 de outubro, o primeiro turno das eleições municipais, que definirá os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, ocorrerá no país — com exceção do Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) — e alguns nomes famosos estão concorrendo como candidatos.

Por enquanto, a propaganda eleitoral geral não foi iniciada e os artistas não começaram as campanhas para conquistar votos. Em 16 de agosto, data que marca a liberação, as redes sociais de nomes como o do ex-apresentador Dudu Camargo (26) e do ator Babu Santana (44) se tornarão palco para a divulgação de suas pretensões políticas. Saiba mais sobre as celebridades que estarão nas eleições:

Babu Santana

O ator, conhecido por seus diversos trabalhos na televisão, cinema e teatro, além da participação no BBB 20, anunciou que vai concorrer como candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) nas eleições municipais.

Dudu Camargo

O ex-apresentador alcançou a fama no SBT e ficou marcado pela sua demissão polêmica da emissora. Até então, Dudu estava como apresentador do programa Brasil 40 Graus e se demitiu para concorrer como vereador de São Paulo pelo partido Republicanos.

Zilu Camargo

Zilu Godói, mais conhecida como Zilu Camargo, é sempre lembrada pelo casamento de 30 anos que teve com o cantor sertanejo Zezé di Camargo. A empresária continua na mídia e aproveita a fama para concorrer como vereadora de São Paulo pelo União Brasil, mesmo partido de Luisa Mell.

Licurgo Espinola

O ator ficou famoso nos anos 2000, com seu personagem em Malhação: Múltipla Escolha, onde interpretava o professor de matemática Vitor, apaixonado pela professora Isa (Giovanna Antonelli). Hoje, Licurgo é pré-candidato a vereador de Curitiba pelo PT (Partido dos Trabalhadores).

Cristina Prochaska

Apresentadora e atriz, Cristina fez sucesso com a carreira televisiva nos anos 1980, quando teve trabalhos importantes como as novelas Vale Tudo (1988) e Que Rei Sou Eu? (1989). Nas eleições desse ano, ela concorre como candidata à prefeita de Ubatuba pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade).

Serginho Hondjakoff, o Cabeção

Nos anos 2000, o ator ficou muito conhecido com o personagem Cabeção, da novela Malhação. Sérgio (40) passou por situações difíceis ligadas ao uso de substâncias alucinógenas, mas recentemente revelou que está há dois anos sem consumir drogas e pretende ser um ativista pelo tratamento de dependentes químicos no Brasil. Nessas eleições, ele está filiado ao Cidadania e disputa por uma vaga na Câmara do Rio.

Cláudia Baronesa

Mãe de MC Gui (26) e empresária, Cláudia Baronesa (50) também é conhecida pelas participações em programas como A Fazenda 14, Power Couple, de 2022 e A Grande Conquista 2, que terminou em 18 de julho deste ano. Agora, ela tenta a carreira política como candidata a vereadora de São Paulo pelo partido Republicanos. 

Marcela Abacaxi

Mais conhecida como Mulher Abacaxi, Marcela Porto soma mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram e se destacou por ter feito parte do grupo Furacão 2000. A influencer também é caminhoneira, empresária e rainha de bateria da Escola de Samba Chatuba de Mesquita. Atualmente, ela concorre pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) ao cargo de vereadora de Maricá, no Rio de Janeiro.

Alexandre Corrêa 

Depois de ser acusado por Ana Hickmann (43) de violência doméstica, o ex-marido da apresentadora usa polêmicas para se manter na mídia e tenta conquistar cargo político na Câmara Municipal de São Paulo. O empresário é candidato pelo partido Avante. 

Mário Gomes 

Considerado um dos maiores galãs brasileiros dos anos 1970, Mário Gomes (71) começou a carreira atuando em novelas de sucesso como Gabriela, Duas Vidas e Anjo Mau, da Rede Globo. Agora, entrou para a vida política como membro do partido Republicanos e está concorrendo como vereador no Rio de Janeiro.

Tandara do Vôlei 

Ex-jogadora de vôlei da Seleção Brasileira, a ex-atleta se candidatou para o cargo de vereadora pelo estado de São Paulo e concorre pelo partido PL.

Waguinho Cantor

Ex-integrante do grupo Os Morenos, o cantor se candidatou ao cargo de vereador do Rio de Janeiro e concorre com o partido PL.

Leo Áquila

Ex- repórter de programas da RedeTV! e da Record, Leo integrou o elenco da quinta edição de A Fazenda e ficou em terceiro lugar. Nessa seleições, ela concorre a vereadora em São Paulo pelo MDB.

Marquito

Marco Antônio Ricciardelli, o Marquito, ganhou fama como assistente de palco do Programa do Ratinho, no SBT e concorre a vereador em São Paulo pelo Republicanos.

O que é preciso para ser um candidato?

Para se candidatar a um cargo político, são exigidos 6 requisitos mínimos:

  • Nacionalidade brasileira: Em primeiro lugar, é preciso ter a nacionalidade brasileira. A condição existe, pois os elaboradores da Constituição entenderam que um estrangeiro teria mais interesse em representar seu país do que o Brasil.
  • Pleno exercício dos direitos políticos: Esse quesito significa, apenas, que o candidato precisa ter atingido a maioridade, ser eleitor, estar em dia com as obrigações militares quando necessário e, em caso de ter sofrido condenação criminal transitada em julgado, cumprir toda a pena.
  • Alistamento junto à Justiça Eleitoral: Além dos direitos políticos, o cidadão brasileiro precisa ser alistado junto à Justiça Eleitoral.
  • Ter o domicílio eleitoral na circunscrição: A medida existe para os candidatos concorrerem por um Estado com o qual eles tenham afinidade, ou seja, conheça a história e as necessidades do povo local.
  • Ser filiado a um partido: É por meio dos partidos que a política se organiza e os candidatos elaboram seus programas de governo e projetos políticos, portanto, não é possível que uma pessoa se torne candidato sem partido.
  • Ter idade mínima: Para exercer o direito de voto, ter 16 anos é o suficiente, mas para se candidatar a um cargo político, a idade mínima exigida depende da posição almejada. Para vereador, é necessário ter 18 anos; para deputado federal, estadual, prefeito e vice-prefeito, 20 anos; para Governador e Vice-Governador, 30 anos; e para concorrer a presidente, vice-presidente e senador, 35 anos.