Curiosidades sobre a vida e a obra de Tom Jobim serão expostas no Instituto Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. Entre as novidades, estão o inseparável chapéu do maestro, a caixa de pios de pássaros e o piano Weimar
A eterna obra e curiosidades do maestro Tom Jobim (1927-1994) ganhará exposição inédita no dia 30 de outubro, no Instituto Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. Chamado Tom Jobim – Música e Natureza, o evento conta com a curadoria de Paulo Jobim e Elianne Jobim e vai mostrar parte do acervo pessoal e dos trabalhos do artista.
Entre as novidades, estão o inseparável chapéu, a caixa de pios de pássaros e o piano de armário Weimar, que morou no famoso endereço na Rua Nascimento Silva, nº 107, em Ipanema.
Com fundo musical dos sucessos Corcovado (1960), Samba do Avião (1962) e Garota de Ipanema (1963), a mostra retrata também as fases mais marcantes da história do maestro com fotos, painéis, projeções, manuscrito, partituras, móveis do estúdio do músico e objetos pessoais.
“A exposição oferece a possibilidade de conhecer profundamente a história de Jobim e refletir sobre a criação musical, contextualizando a cultura e a época na qual Jobim viveu”, afirma Elianne.
Já Paulo ressalta que o objetivo é levar a obra de Jobim para as novas gerações. “Queremos que os jovens possam entrar no mundo especial de um artista que lhes instigará a reflexão, não somente sobre a sua obra musical, mas também sobre a preservação da natureza e a busca de uma vida com maior harmonia”.
O Instituto fica localizado na rua Jardim Botânico, número 1008, e a exposição será aberta de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é franca e a classificação é livre.