Roger Gobeth se aventura em viagem para Moscow, São Petersburgo e Amsterdam e dá dicas para os turistas brasileiros que querem ir para esses destinos
O ator
Roger Gobeth se divertiu durante os últimos dias durante uma viagem pela Rússia, visitando as cidades de Moscow e São Petersburgo. Mas a viagem não foi tão fácil. Ele teve algumas dificuldades de comunicação durante os seus passeios por não ter domínio da língua local, dependo de certos artifícios para conhecer os pontos turísticos, como papel com endereço e mímica.
"O inglês não está na boca do povo e só os mais jovens se arriscam na língua de Shakespeare. Mesmo os grande museus, como o Museu Histórico Nacional, não está adaptado ainda para a chegada dos novos visitantes, deixando toda a explicação no alfabeto próprio, o cirílico. Ou seja, se você estiver planejando uma viagem por lá, junte os amigos e faça um intensivão daquela brincadeira de se adivinhar os filmes através da mímica. Assim, você chegará mais afiado para uma 'conversa'", contou ele em seu blog, hospedado no
BlogLog.
Mas essa não foi a única aventura de Roger. Ele ainda teve que enfrentar passeios de trens, em que as placas e o bilhete também são difíceis de entender.
"Se perder pelas belíssimas estações vira um programa à parte", brincou. Uma dica para os turistas brasileiros que Gobeth dá, é em relação ao táxi.
"Se quiser pegar um táxi, é só estender a mão para qualquer carro que passe na rua. Já que o serviço pode ser efetuado por qualquer pessoa que esteja disposta a ganhar uns trocados te levando pro seu destino. Dica: escreva sempre o endereço num papel, mostre ao taxista e depois que ele sinalizar que entendeu e que sabe onde fica o endereço, ofereça 200 rublos, que dá mais ou menos sete dólares e bata o pé...na grande maioria das vezes eles aceitam", disse.
Em outra parte da viagem, o artista decidiu visitar Amsterdam, e lá adorou conhecer a cidade em cima de uma bicicleta, que é um dos principais meios de transporte do local.
"Pude finalmente realizar um antigo desejo: alugar uma bicicleta e me perder pela cidade e arredores", disse. As bikes para locação são coloridas, já que a maioria dos moradores usam as pretas e escuras. Os turistas ficam com as bicicletas vermelhas e amarelas.
"Além de serem de fácil reconhecimento de dia ou de noite para você, também são de fácil reconhecimento dos locais sobre quem é você, um turista geralmente distraído, e de suas habilidades!", comentou. Confira algumas fotos de Roger Gobeth na galeria acima.