por Adriana Pizzotti
Esta Copa do Mundo será diferente de todas as que passaram, pelo menos para a modelo Raica Oliveira (22). Namorada do craque Ronaldo Nazário (29), a top promete vibrar como nunca. "Será ótimo, vou torcer à beça", diz ela, que esteve com o atacante em Frankfurt, na Alemanha, na segunda-feira, 5, após chegar de Nova York, e antes de se hospedar na Embaixada de CARAS em Attendorn. Reservada, Raica evita falar sobre o namoro, prestes a completar um ano em agosto, mas garante que o romance vai às mil maravilhas. "Nós nos falamos sempre. Eu vejo o Ronaldo como uma pessoa normal, como o meu namorado, com quem eu converso e com quem gosto de estar. Não o tenho como ídolo", revela a morena, que antes do Fenômeno teve apenas um namorado, o ator americano Lucas Babin (26), com quem manteve relacionamento breve. O mundo futebolístico, no entanto, ainda é um mistério para Raica. Torcedora do Botafogo, ela confessa que não entende nada sobre o esporte do qual o amado é um símbolo mundial. "Fui saber há pouco que cada time tem 11 jogadores. Grande área e pequena área para mim eram dois quadradinhos, um maior e outro menor", diz, às gargalhadas.
Descoberta pelo mundo da moda aos 16 anos no concurso Elite Model Look, Raica tem trabalhado como nunca. São desfiles em Nova York, onde mora há seis anos, em Paris, Milão, na Alemanha e, é claro, no Brasil, onde noúltimo domingo brilhou na passarela do Fashion Rio pela grife TNG. A chancela de namorada de Ronaldo também contribuiu e muito para lotar a agenda de trabalhos da top do casting da 40 Graus Models. Mas ela se ressente quando comentam que a carreira só ascendeu depois do romance. "Fico sentida quando dizem que só fiz determinada campanha publicitária ou desfile por ser a namorada do Ronaldo. É claro que o meu trabalho tomou uma outra proporção depois que comecei a namorá-lo, ele tem uma imagem muito forte em todo o mundo, mas independentemente de ser eu a namorada dele, qualquer uma com quem ele se relacionar vai ter esta dimensão. As pessoas querem conhecer a mulher que está com o Ronaldo, elas têm esta curiosidade", afirma, durante sua estada na Embaixada de CARAS na Alemanha. Pela primeira vez hóspede de um castelo, a bela se sentiu uma princesa, mas fez uma ressalva: "Faltou o meu príncipe e o cavalo branco", brincou ela, que teve a companhia da mãe, Conceição Oliveira (47).
- Você tem 22 anos, é bonita e bem-sucedida. O que espera mais?
- Quero continuar trabalhando. Tenho que fazer a minha vida agora para quando estiver lá pelos 30 anos deixar de modelar e montar o meu próprio negócio.
- E o que seria este negócio?
- Quero ter o meu spa. Minha intenção é abri-lo no Brasil, onde penso em morar depois de deixar de ser modelo. Almejo cursar uma faculdade. Gosto de filosofia, psicologia e mitologia.
- Planeja casamento e filhos?
- É claro, mas não agora, penso nisso num prazo de dez anos. Eu viajo muito, tenho uma vida agitada. Quando puder dar uma sossegada quero ter a minha família. Quanto ao casamento, não sei se será nos moldes tradicionais; como lhe disse, é algo para bem depois, não faço idéia de como será.
- E esta família que planeja construir será grande?
- Quero muitos filhos, enquanto agüentar ter, lá estou eu... (risos)
- Você está feliz, apaixonada?
- Eu sempre, graças a Deus, fui uma pessoa feliz; tenho o carinho da minha família e quando se tem o amor e a atenção das pessoas que te cercam, você é uma pessoa feliz.
- Mas eu me refiro a um outro tipo de felicidade...
- Não há razão para ser infeliz.
- Esta Copa será especial por sua aproximação com Ronaldo?
- Talvez sim. Eu namoro com ele, mas nem me ligo em futebol, não pergunto a ele sobre isso.
- E ele fala de moda com você?
- Costumamos deixar de lado os assuntos profissionais... nem tenho amigos no meu meio.
- E quem são seus amigos?
- São aqueles que fiz na infância, mas, mesmo assim, muitoshoje em dia criaram uma barreira em virtude da mídia em torno do meu nome. Então, prefiro estar com a minha família porque entre nós ninguém vai crescer o olho. Eu nunca fui de ter amigos, preciso observar muito antes de me abrir.
- Por isso só teve 2 namorados?
- Acho que sim. Os caras ficam com medo de se aproximar porque de início já dou cortes. Nunca fui namoradeira, e não fico com qualquer um, gosto de curtir a pessoa.
- Você voltará à Alemanha para assistir aos jogos?
- Tenho vontade, vou tentar conciliar os meus trabalhos com os jogos e arrumar uma brecha.
- Como lida com o assédio por ser a namorada do Ronaldo?
- Acho engraçado, maluco.
- Quem é o mais ciumento?
- Não somos ciumentos, acho que por isso nos damos bem. Nenhum azucrina o outro.
- Dias atrás houve boatos de que Ronaldo e outros jogadores teriam passado a noite com mulheres na Suíça. Isso te magoou?
- Não acredito nisso. Estas meninas são umas aproveitadoras.
- Mas você já disse que não perdoa vacilos no relacionamento. Ainda pensa assim?
- Penso. Se cometer deslizes, eu termino. Foi assim com o meu primeiro namorado. Não gostei de uma coisa que ele fez, o namoro esfriou e nós rompemos.
- Você é romântica?
- E qual mulher não é? Gosto de ser cortejada.
Produção: Cláudio Lobato.