O cantor e compositor brasileiro Orlando Morais lança na web o projeto 'Rivière Noire', com cantores do Mali; DVD, gravado no Brasil, será lançado em breve
Depois de fazer sucesso na França, o cantor e compositor Orlando Morais (50) foi mais longe ainda em sua busca pela essência musical: ele, que é radicado em Paris, acaba de lançar na internet o projeto Rivière Noire, gravado com cantores do Mali, país africano de cerca de 12 milhões de habitantes.
A música que abre o projeto e está sendo amplamente divulgada nas redes sociais é Bate Longe, parceria com Kasse Mady no estúdio Moffou, em Bamako, capital do Mali, cantada em português.
O projeto surgiu da reunião de Orlando com Jean Lamoot e Pascal Danae, que se encontraram pela primeira vez em Paris e despertaram suas paixões pelo continente africano. Neste dia, cinco canções foram compostas em questão de horas. Depois, procuraram por ícones como Bako Dagnon e Kasse Mady, além de representantes da nova geração malêsa como Altine Tamboura.
O resultado são belíssimas canções com a suave voz do brasileiro e a intensa interferência africana, caracterizada por cânticos que remetem aos ancestrais. Como o próprio trio de produtores diz, o trabalho se baseia no conceito da liberdade. O português, o crioulo e os diferentes dialetos do Mali falam juntos de amor, memórias dos ancestrais, o sabor de uma lágrima, luz e esperança.
O grupo já tem um DVD gravado em Brasília, que será lançado em breve, e pretende excursionar pela Europa a partir de março. Mais informações podem ser obtidas na fanpage do grupo: www.facebook.com/rivierenoire.
Assista ao vídeo de Orlando Morais e Kasse Mady: