COM TOMÁS, A ATRIZ COMEMORA O PRIMEIRO DIA DOS PAIS DE PETRIT SPAHIJA, NA FESTA LITERÁRIA DE PARATY
Redação Publicado em 16/08/2006, às 09h45
As características ruazinhas de pedra da cidade histórica de Paraty, no litoral sul-fluminense, foram o cenário do bucólico passeio familiar de Maria Fernanda Cândido (32) no último fim de semana. Com o filho, Tomás (7 meses), a atriz conferiu a quarta edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, e, de quebra, comemorou, em clima colonial, o primeiro Dia dos Pais de seu marido, o empresário francês Petrit Spahija (34). "Adoro este lugar. Vamos ficar por aqui no Dia dos Pais e espero que seja muito bom", disse ela, em entrevista ao site Ego, da Globo.com, que exibiu as fotos na Internet.
Fã de literatura, Maria Fernanda, que é sócia e diretora da Casa do Saber - centro de debates e disseminação de conhecimento com bases no Rio e em São Paulo-, fez questão de estar ao lado do filho em todos os momentos. "Eu e meu marido sempre passeamos com o Tomás, mas este é o primeiro evento literário dele. Acho que a Flip deixa a cidade realmente em festa, todos participam. É uma celebração bonita que une as pessoas através de um sentimento muito amoroso", elogiou a atriz, que no ano passado não pôde participar do evento em Paraty por conta dos preparativos para o seu casamento, oficializado em setembro.
Maria Fernanda chegou à cidade- localizada na Costa Verde, do Estado do Rio - na noite de sexta-feira, 11, e passou o fim de semana conciliando lazer infantil com os eventos literários. Hospedada com o marido e o filho em uma das diversas pousadas locais, ela conferiu a mesa-redonda Muitas Vozes, com a participação do poeta Ferreira Gullar (75), e vibrou com a homenagem da feira ao escritor baiano Jorge Amado (1912-2001). "Minha obra preferida de Jorge Amado é Capitães da Areia. Me marcou muito", revelou ela, referindo-se ao romance realista centrado no cotidiano de um grupo de crianças abandonadas em Salvador, na Bahia.
Mas a maior parte do passeio foi mesmo reservada à família. Vestida informalmente - de calça capri, camiseta, tênis e apenas um lenço adornando o pescoço -, Maria Fernanda brincou muito com o bebê e caminhou com o marido pela cidade, fundada por volta de 1600 e tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1958. Preocupada com o sol e o forte calor que marcou o fim de semana, a atriz tomou o cuidado de proteger o rosto do filho com um boné e de mantê-lo bastante hidratado, principalmente com água-de-coco. "Está muito quente. Olha como o rostinho dele está vermelho!", comentou ela, durante uma volta pelas ruas calçadas com as típicas pedras irregulares- chamadas de pé-de-moleque-e margeadas por belos casarões, sobrados e igrejas coloniais. Como o tráfego de carros na área é proibido, Maria Fernanda teve toda a liberdade para empurrar o carrinho de Tomás.
No programa do trio também houve espaço para a gastronomia e para compras. Entre as opções, a obrigatória parada para comer os crepes preferidos de Maria Fernanda- em um restaurante francês próximo ao Largo de Santa Rita-, e um tour pelas típicas barraquinhas de artesanto da Rua do Comércio. Apesar de não levar para casa nenhum souvenir local, a atriz não resistiu aos doces, uma das mais fortes características da culinária sul-fluminense. Cada dona de casa da região é uma verdadeira artista no preparo das guloseimas, seguindo tradições herdadas de mães e avós. Por isso, sem demonstrar preocupação com as calorias, a atriz - que perdeu os 12 quilos adquiridos na gravidez apenas três semanas após o nascimento do bebê - optou por bolo de aipim e coco e doce de abóbora moranga em calda. E continuou desfilando sua ótima forma, com os cerca de 60 quilos distribuídos em 1m76, pelas charmosas ruelas do Centro Histórico.
Longe da TV desde a novela Como Uma Onda - que terminou em junho de 2005 -, Maria Fernanda teve que driblar os fãs durante a temporada na idade. Muito simpática e bem-humorada, ela sorria para todos que a reconheciam, mas não deixava de pedir, educadamente: "Gente, hoje estou aqui como pessoa física. Não quero ficar dando autógrafos".
A última aparição da atriz para o grande público foi ainda em 2005, no longa-metragem Sal de Prata, dirigido por Carlos Gerbase (47) e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Depois disso, a bela paranaense - que estreou na TV como VJ no extinto programa Ilha do Biquíni, da MTV, em 1996 - afastou-se do trabalho para se dedicar exclusivamente ao filho. "A maternidade é simples e complexa ao mesmo tempo. É natural, faz parte da vida. É extraordinária, cheia de surpresas e descobertas. Algo muito grande. Resumindo:é uma loucura! A vida da gente muda muito. Não só no sentido prático, na rotina de amamentar, dar banho, acordar durante a noite...muda de uma maneira bem mais profunda: a visão do mundo se modifica", declarou ela, a CARAS, três meses após o parto. Como o bebê nasceu antes da data prevista, no final do sétimo mês de gestação, os cuidados foram ainda maiores. "Levamos um sustinho, pois ele chegou antes da hora. Tomás nasceu pequenininho - com 2,3 quilos e 46,5 centímetros. Ficou 36 horas na incubadeira, mas é uma criança saudável", contou ela.
Feliz com a maternidade, Maria Fernanda já está pronta para voltar ao batente. Ao lado do ator Petrônio Gontijo (38), ela está ensaiando a peça Pequenos Crimes Conjugais, com estréia prevista para o mês de outubro. O espetáculo, com texto do dramaturgo francês Eric Emmanuel Schmidt (46), foi traduzido e adaptado por Paulo Autran (83). E, no próximo ano, a mãe de Tomás pretende voltar também à televisão. A atriz deverá integrar o elenco de Paraíso Tropical-título provisório da trama de Gilberto Braga (60) prevista para substituir Páginas da Vida em março de 2007.
FOTOS: MARCOS SERRA LIMA/EGO
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade