CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

LICHIA EM CALDA

LICHIA EM CALDA

CARAS Digital Publicado em 18/01/2007, às 13h03 - Atualizado em 27/02/2019, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
LICHIA EM CALDA
LICHIA EM CALDA

Originária do sul da China, a lichia (Litchi chinensis) pertence à família das sapindáceas, a mesma de outras frutas asiáticas, como o rambutão, a longana, a pulasan, o mamoncillo e a akee. Com exceção das duas primeiras e da lichia, as demais são praticamente desconhecidas no Brasil, embora o país tenha cultivos experimentais de todas. Da mesma família são as brasileiras pitomba, do Nordeste, e guaraná, da Amazônia. A árvore da lichia gosta do clima subtropical e para frutificar bem precisa de temperatura abaixo dos 17 graus na época da floração. É muito cultivada na China, Taiwan, África do Sul, Índia, Austrália, Tailândia, Estados Unidos e Nepal. Ao Brasil, chegou em 1810, quando foi plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, porém seu cultivo comercial é recente. A fruta arredondada, com 4 centímetros de largura, em média, tem casca coriácea, coberta de protuberâncias. Lembra a mamona, mas é maior e rosada. Sua casca se solta com facilidade do arilo, como é chamada a polpa que reveste a semente. No Brasil, quase toda a colheita, que se dá no verão, se destina ao consumo in natura. Mas é possível encontrá-la em calda (conserva), de origem artesanal ou importada de países asiáticos - que também consomem a fruta seca. O preparo da conserva não destrói as características da fruta. Ela mantém a textura, o sabor e o aroma inconfundíveis. É deliciosa escorrida, sobre gelo picado, ou com a calda, sobre sorvete de creme. E dá um toque especial a pratos agridoces, com aves ou carnes, a sobremesas, como saladas de frutas e cremes, e a drinques, como a batida feita com saquê. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Ser a única fruta da dieta, pois o cozimento reduz o teor de vitaminas sensíveis ao calor, como a C; e ser consumida com a calda por quem quer emagrecer, pois ela é calórica. É bom para Crianças, pela boa oferta de vitaminas e minerais e por ser de fácil digestão e hidratante; e facilitar o funcionamento do intestino, pois, como toda fruta, contém fibras.

Ficha técnica

100 g de lichia em calda contêm: Calorias - 90,3 Proteínas - 0,435 g Carboidratos - 23 g Gordura - 0,284 g Niacina - 0,35 mg Vit. C - 32,3 mg Vit. B1 - 0,06 mg Vit. B2 - 0,038 mg Vit. B6 - 0,058 mg Cálcio - 3,53 mg Ferro - 0,215 mg Fósforo - 20 mg Potássio - 99,6 mg Sódio - 1,46 mg Zinco - 0,052 mg Cobre - 0,09 mg

Como se escolhe

Alichia em calda é mais facilmente encontrada em lojas de produtos asiáticos (ela pode vir da China, da Tailândia ou do Vietnã), mas também pode ser comprada em bons supermercados. Veja se as informações do rótulo do produto importado (peso, data de validade, produtor, dados nutricionais e ingredientes) estão traduzidas para o português, como manda a lei. Observe sempre as condições da embalagem. Não compre se a lata apresentar sinais de ferrugem ou estiver estufada. Quando em vidro, veja se a tampa está bem vedada, plana, sem ferrugem e se a calda está límpida. Caso não encontre o produto pronto, faça-o em casa.

Como se prepara

Depois de aberta a lata, se não usar tudo, guarde na geladeira, em vidro fechado, por dois dias, no máximo. Para preparar o produto em casa, lave 20 lichias, retire a casca e, com faca pequena, elimine o caroço. Ferva 200 ml de água com 200 g de açúcar até obter um xarope ralo. Junte as frutas e cozinhe por 5 min. Guarde em vidro aferventado, na geladeira. Faça sorvete: escorra 2 latas de lichia (guarde a calda para drinques ou sucos) e processe as frutas junto com o suco de 1 limão ou 1 col. (chá) de gengibre ralado. Leve ao freezer até endurecer e bata de novo. Repita a operação â¬" ou use sorveteira. Sirva com manga, abacaxi ou carambola.

Minha receita

Mary Nigri (empresária)Mary Nigri (empresária) Indico este filé de linguado ao molho de lichia. Prepare o molho. Bata no liquidificador 3 lichias com 3 colheres (sopa) de suco de maracujá. Passe o líquido para uma frigideira. Junte 1 colher (sopa) de gengibre picadinho. Cozinhe, em fogo baixo, até adquirir a consistência de molho. Ponha 1 colher (café) de açúcar e 4 lichias inteiras. Ferva rapidamente. Retire do fogo. Reserve. Tempere 1 filé de linguado de cerca de 180 gramas (ou, se preferir, de robalo) com 1 pitada de sal. Grelhe-o dos dois lados - com cuidado - em 1 fio de azeite. Ponha o filé em um prato. Regue com o molho de lichia. Pode ser servido com arroz selvagem.