Sophia Loren ganhou seu primeiro Oscar em 1961 pelo longa italiano
Duas Mulheres - o prêmio ficou marcado na história do cinema como a primeira atriz a ganhar uma estatueta da Academia, com um papel em um filme não falado em inglês. Após cinco décadas, Hollywood decidiu homenageá-la de novo, com um evento de gala no Samuel Goldwyn Theatre, em Los Angeles, na noite de quinta-feira, 5.
Cerca de 800 convidados - incluindo atores, diretores, produtores, roteiristas e premiados da Academia - lotaram a plateia do teatro para assistir a noite de Sophia. O evento contou com discursos de
John Travolta,
Billy Cristal,
Tom Hanks,
Roberto Benigni,
Rob Marshall e outros admiradores da atriz, de 76 anos, prestando suas homenagens.
Em 1961, Sophia não assistiu a cerimônia do Oscar, pois achava impossível uma mulher italiana vencer a premiação. Ontem, 50 anos depois, ela disse:
"O prêmio da Academia mudou minha vida por completo. Não há palavras para descrever minhas emoções neste momento. É difícil imaginar que 50 anos se passaram desde que recebi meu Oscar em casa."
Sophia traz no seu currículo mais de 80 filmes e já atuou com astros lendários do cinema, como
Marcello Mastroianni,
Gregory Peck e
Frank Sinatra. Em 1991, ela recebeu outro Oscar - desta vez como prêmio honorário por sua contribuição à arte, sendo considerada pela Academia como um dos maiores tesouros do cinema mundial.