PILOTO PARANAENSE VENCE ETAPA BRASILEIRA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE TURISMO EM CURITIBA
Redação Publicado em 16/03/2007, às 17h45
Mal largou o volante de seu BMW, o piloto curitibano Augusto Farfus Jr. (23) tirou a luva da mão direita, mostrou a aliança no dedo anular, virou-se para a namorada, Liri Johnson (24), e gritou: "É pra você, é pra você!". A cena foi transmitida ao vivo para 140 países, pela câmera instalada no carro do piloto. Liri sorriu. Farfus sorriu ainda mais, feliz com a vitória na primeira etapa do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC, na sigla em inglês), no Autódromo Internacional de Curitiba, no domingo, 11.
Farfus venceu a segunda das duas provas disputadas na capital paranaense, e agora divide a liderança da competição com o inglês Andy Priaulx (32) e o alemão Jörg Müller (37). "Dedico essa vitória à minha família, à minha namorada e à torcida", disse Farfus, que já sonha com o título. "Ele merece", festejou Augusto Farfus (54), o pai, no comando da torcida familiar.
Antes mesmo de subir ao primeiro lugar do pódio, Farfus já fazia a alegria dos fãs, distribuindo autógrafos e posando para fotografias em frente do box da equipe BMW, pela qual estreou em Curitiba. Entre os fotógrafos amadores e profissionais que disputavam o melhor enquadramento do piloto, o diretor-presidente da BMW Brasil, Jörg Dornbusch (43), também focava sua máquina. Dornbusch passou os dois dias clicando os bastidores. "Fotografia é meu hobby, é a melhor forma de relaxar", contou ele.
Farfus ficou animado com o assédio dos fãs. "Na Europa também dou muitos autógrafos, mas aqui o pessoal é ainda mais caloroso", avaliou. O italiano Marcelo Lotti (45), diretor-geral do WTCC, impressionado com a fila diante do piloto, acenou a cabeça em sinal de concordância. "O brasileiro está entre os mais entusiasmados fãs de automobilismo do planeta", decretou Lotti, ao lado de Jacques Behar (47), presidente da KSO, empresa responsável pela organização mundial do campeonato, Glen Valente (42), diretor de marketing do HSBC, patrocinador do evento no Brasil, e de Paulo Enéas Scaglione, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Lotti, Behar, Valente e Scaglione entregaram ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (41), e à primeira- dama, Fernanda Richa (42), 24 toneladas de alimentos trocados por ingressos para as provas, que atraíram um público de 45 000 pessoas. Os alimentos serão distribuídos por programas sociais da prefeitura. "Os curitibanos demonstraram, mais uma vez, entusiasmo pelo esporte e solidariedade", disse Richa.
O prefeito também demonstrou entusiasmo com os carros. Deu uma volta no circuito ao volante do carro-madrinha da prova, um BMW 550. "Emocionante", disse Richa a Emilson Alonso (50), presidente do HSBC no Brasil, que também passeou a 250 quilômetros por hora pelas retas e curvas do autódromo, mas no banco do carona. "Entendo do mundo financeiro, o dos automóveis é muito complicado", reconheceu Emilson, ao lado dos filhos Laura (22) e Guilherme (21), a seus convidados no camarote vip que o HSBC montou em cima da área dos boxes e de frente para a reta de chegada do autódromo.
O camarote do banco, com direito a champanhe e telão de plasma para assistir à prova, foi o mais concorrido nos dois dias de competição. Empresários, vips e fãs do automobilismo tiveram visão privilegiada das corridas. "O ruído dos motores, o colorido dos carros, a velocidade, tudo é impressionante", admirou- se Joana Prado (30), ao lado do marido, o lutador Vitor Belfort (30). Joana dividiu sua atenção entre os carros e os cuidados com o filho, Davi (2), inquieto diante de tanta movimentação. "Ser mãe é uma alegria", disse a repórter do programa Pra Valer, da Band, que está grávida de dois meses. "Eu e Vitor estamos muito felizes", disse ela. No intervalo das provas, Joana recebeu de presente a coleção As Pinturas Mais Valiosas do Mundo, da Editora CARAS, e agradeceu: "Está lindo! Adorei!"
FOTOS:JADER DA ROCHA/RAVI STUDIO FOTOGRÁFICO
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade