O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou às 11h desta quarta-feira, 30, ao Palácio do Planalto
O corpo do ex-vice-presidente
José Alencar chegou por volta das 11h desta quarta-feira, 30, ao Palácio do Planalto, onde será velado até as 23h no Salão Nobret. Seis cadetes das Forças Armadas carregaram o caixão para subir a rampa. Na chegada, 21 tiros de canhão deram início à homenagem, com honras de chefe de Estado.
Primeiramente haverá uma missa celebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom
Dimas Lara. A missa será fechada, contará com a presença apenas de parentes e autoridades. Em seguida, o espaço será aberto para que amigos e admiradores possam se despedir de Alencar.
A viúva,
Marisa Alencar, estava ao lado do presidente em exercício,
Michel Temer, além do filho
Josué. Ao chegar, o corpo de Alencar foi aplaudido por pessoas que aguardavam o início do velório, na praça dos Três Poderes e por todas as autoridades presentes no Palácio do Planalto.
A área em volta do Palácio está cercada com grades que orientam a passagem dos visitantes. Quinze banheiros químicos foram colocados no estacionamento.
Os seguranças do Palácio transportam as diversas coroas de flores enviadas por amigos e admiradores do ex-presidente. Algumas pessoas caminham pela calçada em frente ao local.
Acompanham a cerimônia o ministro da Fazenda,
Guido Mantega, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral,
Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central,
Alexandre Tombini, o ministro das Relações Institucionais,
Luiz Sérgio, o advogado-geral da União,
Luís Inácio Adams, entre outras autoridades.
Coberto com a bandeira brasileira, o caixão foi colocado em um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, onde seguiu em cortejo pelo Eixão e depois pelo Eixo Monumental, passando também pela Praça dos Três Poderes. O veículo foi escoltado por quatro jipes do Exército, dois carros do combate e 24 batedores.
Na Base Aérea de Brasília, Michel Temer recebeu o corpo junto com a família de Alencar. Estavam presentes também os presidentes do Senado,
José Sarney, da Câmara,
Marco Maia, e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal,
Ayres Brito.
O corpo de Alencar será velado até as 23 horas. À noite, haverá outra missa, que poderá contar com a presença da presidente
Dilma Rousseff e do ex-presidente
Luiz Inácio Lula da Silva. Eles embarcam de Portugal e a previsão de chegada a Brasília é por volta das 19h.