Apresentador Cesar Filho curte tour cultural com sua musa, Elaine Mickely, e os filhos Luigi e Luma
Férias em família são sagradas para Cesar Filho (51) e sua amada, Elaine Mickely (32). Há 11 anos, eles mantêm a tradição de fazer uma viagem de 30 dias com os filhos, Luma (12) e Luigi (8). Este ano, no entanto, o roteiro foi inusitado, com passagens por Londres e Paris e 12 dias a bordo de um transatlântico com paradas em Roma e Capri, na Itália; Mikonos, Santorini e Atenas, na Grécia; Kusadasi, na Turquia; e Barcelona, na Espanha. Tour decidido apenas uma semana antes do embarque. “Estávamos com tudo pronto para ir para os EUA. Na última semana, ‘virei’ para a Elaine e sugeri: ‘Vamos para a Europa!’ Ela topou na hora. Só tivemos um pouquinho mais de trabalho para convencer as crianças”, conta o apresentador do SBT Repórter. “Foi tudo corrido mesmo, mas foi uma decisão maravilhosa. Ficamos inseguros por causa da Luma e do Luigi. Não sabíamos se eles iam gostar de ver igrejas e museus, mas eles adoraram”, vibra a atriz, que está de volta à Globo, em A Turma do Didi, depois de passagem pelo SBT, na novela Corações Feridos.
As crianças têm na ponta da língua seus trechos favoritos do tour. Para Luma — que comemorou 12 anos durante a viagem —, Paris e Londres foram inesquecíveis. “Queria muito conhecer a Torre Eiffel e a roda-gigante London Eye”, diz a menina. Já Luigi, que quer ser jogador de futebol, vai guardar para sempre a lembrança da visita ao Camp Nou, estádio do Barcelona. “Sou muito fã do time. O estádio é muito legal, e comprei várias coisas que queria, como uma camisa personalizada com meu nome”, festeja o garoto.
– Como planejaram o roteiro?
Cesar – Estava tudo certo para nossa viagem a Orlando, porque as crianças adoram os parques da Disney, e Miami. Mas eu já estava com vontade de voltar à Europa. Tinha pensado em Itália e Espanha. Uma semana antes do embarque, perguntei o que a Elaine achava de irmos para lá. Ela topou de imediato. Então, conversamos com as crianças. A Luma achou legal na hora. Só o Luigi, que é mais novinho, ficou meio triste...
– As crianças ajudaram a escolher as cidades?
Cesar – Elas disseram quais passeios gostariam de fazer. Queriam ver a London Eye, na capital inglesa, e também adoram o Harry Potter, então passamos pelos pontos da cidade onde os filmes foram rodados. Elas adoraram ver a plataforma 9 e ¾, na estação de metrô King’s Cross, que aparece nos longas.
Elaine – A Luma queria muito ver a Mona Lisa. Então a levamos ao Museu do Louvre, em Paris. Ela não parava de falar no quadro, até que o Luigi perguntou ao Cesar: ‘Pai, quem é essa Mona Lisa?’
– Que impacto a viagem causou nos seus filhos?
Cesar – Eles conheceram a parte cultural da Europa, saber a idade das construções. Ficavam bobos de saber que existiam essas coisas. Em uma tarde, estávamos cansados e dormimos no gramado aos pés da Torre Eiffel. O Luigi achou muito divertido. É um prazer proporcionar momentos assim à minha família.
Elaine – Eles curtiram tudo. Já estão numa idade em que conseguem absorver e relacionar o que estudam na escola com o que estavam vendo durante a viagem.
– Vocês prezam muito as viagens em família...
Cesar – Essa convivência é muito importante. Nossos filhos são nossos companheiros. Brinco que somos iguais ao quarteto fantástico do filme, somos muito unidos.
Elaine – Luigi e Luma estão acostumados com as nossas viagens ‘aventureiras’. Eles sabem que quando saímos de casa para passear tudo é fes ta e alegria. Também aproveito pa ra ensinar a eles alguns valores. Quan do vamos a um lugar que tem coisas ruins, como pobreza, eu os ensino sobre isso. Agora, durante a visita a Atenas, eles me questionaram sobre as manifestações que estavam acontecendo por causa da crise econômica.
– Qual foi o melhor momento da viagem?
Cesar – Adorei Barcelona, que ainda não conhecia. Também me surpreendi com o navio. Achei que ia ficar entediado, mas gostei. Foi tudo muito diferente.
Elaine – Fiquei emocionadíssima ao entrar na Praça de São Pedro, no Vaticano, em Roma, e na casa de Maria, mãe de Jesus, onde ela viveu seus últimos anos, na Turquia. Fiquei encantada com Santorini. Amei a Capela Sistina. Ah, gostei de tudo! (risos)
– Vocês conseguem ter momentos românticos mesmo viajando com as crianças?
Cesar – Todo ano depois da viagem com as crianças fazemos uma viagem a dois. Este ano quero voltar a Buenos Aires, na Argentina, mas ainda não decidimos nada.
Elaine – Elas sabem que sempre temos nossa pequena lua de mel.
– Qual é o segredo para manter a felicidade no casamento?
Cesar – É como se a gente estivesse no início do namoro. Nunca tivemos a tal ‘crise dos sete anos’ e outras coisas que os casais falam. A Elaine é uma pessoa muito fácil de conviver. Conseguimos fazer tudo de uma maneira muito prazerosa para os dois.
Elaine – A gente curte a vida com leveza. Entre nós, além do amor, existe muita cumplicidade, harmonia, confiança. Isso deixa tudo mais leve. Fica mais fácil resolver os empecilhos e probleminhas que a vida traz sem deixar a carga pesada.