Exposição em Salvador recorda principais trabalhos do artista plástico Luiz Jasmin, entre eles, a polêmica capa de disco que trazia Maria Bethânia com o busto nu. Imagem foi censurada pelo regime militar
A exposição Tão Universal e Tão Baiana, que celebra os 50 anos de trabalho do artista plástico Luiz Jasmin (70), foi aberta na noite de sexta-feira, 22, na galeria Acbeu, localizada no Corredor da Vitória em Salvador, Bahia.
Entre as obras expostas, vale ressaltar a polêmica arte de Luiz para uma capa de disco da cantora Maria Bethânia(65). A imagem, em que ela aparece com o busto nu, chocou na época de seu lançamento na década de 1970. Por conta da irreverência, a censura do regime militar proibiu sua veiculação.
Anos depois, a arte pôde ser exposta juntamente com outros trabalhos do artista que incluem várias outras capas de discos para grandes artistas da nossa MPB, como Gal Costa(65) e Maysa(1936 - 1977), além de obras mais pessoais que Luiz vem produzindo em seu atelier na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, onde atualmente mora.
Após a exposição, seus trabalhos serão reunidos em um livro comemorativo aos seus 70 anos de vida.