O cantor Caetano Veloso Será o grande homenageado da noite desta quarta-feira, 14, em cerimônia de abertura do Grammy Latino
Caetano Veloso (70) será o grande homenageado da festa do Grammy Latino que acontece nesta quarta-feira, 14.
Na pré-cerimônia desta noite, que não será televisionada, o cantor baiano foi escolhido como personalidade do ano de 2012 do Grammy Latino pelo conjunto de sua obra.
"Caetano Veloso tornou-se o embaixador de destaque da música e cultura brasileiras", disse Gabriel Abaroa Jr., Presidente da Academia Latina da Gravação. "É difícil encontrar alguém capaz de empenhar talento, paixão e dedicação tão imensos aos seus projetos criativos. Ao celebrar Caetano, celebramos o Brasil e estamos ansiosos para homenagear sua carreira e música incríveis."
Com cinquenta anos de carreira, Caetano é o segundo brasileira a receber o prêmio. Antes de Caetano, Gilberto Gil (70) recebeu a honraria, em 2003. No ano passado, quem ficou com o prêmio foi a cantora colombiana Shakira (35).
Caetano também concorre nas categorias Alternativa, com Neguinho, e Melhor Vídeo Versão Longa pelo disco Especial com Ivete, Gil e Caetano.
Outros brasileiros que também vão competir por um gramofone dourado são Chico Buarque (68), que concorre como Melhor Cantor/Compositor e a banda Bixiga 70, na categoria Melhor Projeto Gráfico em Álbum.
Na categoria Brasileira, concorrem grandes nomes da música nacional, como Rita Lee (64), Seu Jorge (42) e Zélia Duncan (48).
Na quinta-feira, 15, o TNT transmite ao vivo a premiação a partir das 23h.