por Carlos Lima Costa
Aproximidade dos 40 anos - que irá comemorar em fevereiro de 2007 - só fez bem ao ator Marcelo Serrado. A maturidade e o equilíbrio chegaram principalmente após o nascimento da filha, Catarina (1), da união de quatro anos com a atriz Rafaela Mandelli (27), de quem se separou em fevereiro. "Na vida temos espasmos de felicidade. Minha relação deu certo porque tenho uma filha linda", assegura. Profissionalmente, a fase também é de recomeço. Em 2005, ele trocou a estabilidade de 15 anos de Globo pela Record, onde interpreta seu primeiro protagonista em uma novela: o Daniel, de Prova de Amor. "Esse trabalho vai me deixar um saldo de realização profissional, de terem acreditado em mim. Mas sem ressentimento da Globo, porque não estou atrás de protagonistas. Lá tenho grandes amigos e fiz grandes personagens", analisa, destacando a série Anos Rebeldes e as novelas Por Amor e Quatro por Quatro como trabalhos marcantes em seus 20 anos de TV e de profissão, que serão celebrados também em 2007.
A novela termina em julho, mas Marcelo não pára. No mesmo mês, ele estréia no teatro Carlos Gomes, Rio, temporada popular da peça No Retrovisor, que no próximo ano vai ser transformada em filme. Entre seus projetos cita ainda um longa com roteiro de Walcyr Carrasco (54) e o musical Happy End.- O nascimento de Catarina mudou sua vida?
- Claro! Sempre quis ser pai antes dos 40 e ter uma menina. Penso em ter mais filhos. Não agora. Nesse momento, quero curtir muito ela, uma criança alegre, feliz, solar, engraçada e que adora brincar de comidinha. Ficamos muito juntos, porque tenho guarda compartilhada com a Rafaela. Tudo é bem dividido, bacana, como acontece com outros casais. Na creche da minha filha, 70% dos pais são separados, uma situação que faz parte do ano 2000. Meus pais são casados há 50 anos, mas isso não existe mais.
- Você e Rafaela são amigos?
- Vou ter uma ligação e um amor eternos, porque ela me deu a coisa mais importante da minha vida. Agora, separar é difícil. São dores, tristezas, sensação de fracasso. Então, é uma relação que está se reconstruindo em outro patamar e vamos saber lidar bem com isso.
- Está namorando?
- Há dois meses vivo uma história bacana com a atriz Ana Ferraz, de 26 anos, que só me faz bem. Ela me conquistou pelo amor que tem pela minha filha, pelo companheirismo e por sua beleza em todos os sentidos.
- Como se vê aos 40 anos?
- Como homem, mais maduro. Mas com o nascimento da Catarina, a vida passou a ter um sentido maior, me tornei um ator e um ser humano melhor. Se passo dois dias sem vê-la, sinto dor no peito de saudade. É um grande amor.