RACISMO!

Thiago Oliveira, jornalista da TV Globo, viraliza na web após fazer discurso sobre racismo

Jornalista Thiago Oliveira, da TV Globo, viraliza na web ao fazer belo discurso sobre racismo

CARAS Digital Publicado em 02/06/2020, às 15h56 - Atualizado às 16h33

Thiago Oliveira viraliza na web após fazer belo discurso - Divulgação/TV Globo

Na madrugada desta terça-feira, 2, Thiago Oliveira fez um belo discurso sobre racismo ao vivo no telejornal Hora Um, da TV Globo. 

O jornalista estava ao lado de Roberto Kovalick discutindo sobre o caso do americano George Floyd, que foi morto após ser asfixiado por um policial nos Estados Unidos. 

Após ser questionado pelo colega sobre o que ele considerava mais chocante em toda a história, Thiago fez um discurso emocionante sobre racismo. 

"Chocante é você imaginar que isso sempre aconteceu, mas não tinha na ocasião um celular para gravar o vídeo e áudio. É isso que nos machuca. Isso acontece diariamente lá nos Estados Unidos, no mundo todo, e sobretudo, aqui no Brasil", começou. 

E prosseguiu falando sobre as manifestações que estão acontecendo: "Tem uma coisa que é extremamente importante da gente dizer, os atos que estamos acompanhando são extremamente importantes para fazer barulho, mas atos pacíficos para a gente não perder a força e, mais do que isso, não é uma briga de negros e brancos. É uma briga contra os racistas", destacou. 

"O meu sonho, aos 35 anos, é de que eu veja de fato aquela frase 'racistas não passarão', porque se unirmos os brancos, os amarelos, os negros, aí sim a gente vai conseguir. Não é prepotência ou vitimismo porque nos últimos anos a gente sempre escutou isso: 'Ah o Thiago, que é negro, se fala determinada coisa é porque ele se faz de vítima'. A gente escuta isso, ao longo dos últimos anos, diariamente. Não é vitimismo, é realidade", apontou. 

Thiago ainda causou convidou os telespectadores do programa para uma reflexão muito importante: "Pense agora você, com a sua família, se você gostaria de ser tratado e de ter o mesmo tratamento que o negro teve nos últimos anos. Responda pra você. Será que você iria responder 'sim' ou naturalmente você iria falar 'não'. E o 'não' é compreensível porque o racismo está camuflado e enraizado. Mas a partir do momento que você tem essa resposta dentro de si, você vai entender que não é vitimismo", declarou. 

Roberto Kovalick, que até então ouvia o discurso do amigo atentamente, também pontuou algo bem importante: "Para os brancos e aí eu me incluo, é impensável que isso pudesse acontecer com a gente. Isso que é terrível. Você fez um exercício que eu acho que todo mundo deve pensar. Óbvio que a resposta é 'não'. Mas se você pensa como um branco 'isso não vai acontecer comigo'. E aí você se choca. Faltam palavras para dizer a indignação não só sobre esse caso, mas como também para os outros que não foram registrados causam", afirmou. 

Por fim, Thiago completou: "O meu sonho é de que racistas não passem mais. E enquanto eu tiver a oportunidade de falar aqui na Globo, eu vou falar porque esse recado é extremamente importante pra você que acha ou em algum momento achou que era brincadeira, que era 'mimimi', de um negro ou de um preto", concluiu. 

O jornalista ainda compartilhou o vídeo do discurso em seu Instagram e viralizou na web. O post foi compartilhado por diversas páginas ativistas do movimento negro e por outros veículos de comunicação. 

Confira abaixo o post:

Receba notícias da CARAS Brasil no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

TV thiago oliveira Roberto Kovalick Hora Um

Leia também

Virginia Fonseca aposta em look estiloso para o Teleton: 'Perfeita'

Nadja Haddad comove ao falar sobre a perda do filho: 'Entreguei um para Deus'

Silvia Abravanel brilha com vestido elegante em segundo dia de Teleton

Adriane Galisteu esbanja beleza com vestido preto no palco do Teleton

Catia Fonseca avalia conquistas e confessa sobre amadurecimento: 'Marcas do tempo'

Fátima Bernardes brilha no Teleton após imprevisto em 2023