VOLTA POR CIMA

Iara Jamra se inspira na relação com sobrinhos em retorno à Globo após 16 anos

Intérprete da personagem Ana Lúcia, Iara Jamra ainda comenta a trama de Volta por Cima e exalta a representação dos transportes públicos na novela

CARAS Brasil Publicado em 17/09/2024, às 12h15

Iara Jamra como Ana Lúcia, personagem de Volta por Cima - Foto: Divulgação/Globo

Afastada das tramas da Globo desde Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), Iara Jamra (68) encontrou em Volta por Cima a oportunidade de retornar à emissora. Na pele de Ana Lúcia, encarregada pelos serviços gerais da Viação Formosa —empresa de ônibus fictícia da trama—, a veterana se inspirou na relação com os sobrinhos para representar a maternidade.

Na história escrita pela roteirista Claudia Souto (Pega Pega), a personagem de Iara Jamra é apaixonada pelo trabalho e pela filha, Cacá (Pri Helena). A CARAS Brasil esteve presente na coletiva de imprensa da trama, e, ao longo do bate-papo, a artista diz que apesar de não ter filhos, sentiu a maternidade quando se tornou tia.

"Eu não tive filhos, mas, como tia tive a mania de ser super maternal. Não estamos acostumadas com o dia a dia, então ficamos preocupadas. Eu sou muito cricri, então estou sendo a maior cricri com a Cacá. Mas, a personagem tem aquela coisa que a mãe não quer invadir, tem um pouco de medo [risos]. Quer ficar sempre na linha de maternal. Isso casa muito com a minha personalidade."

Leia também: Por onde anda a Lurdinha de O Rei do Gado? Atriz viveu drama no passado e segue ativa

Para além da relação de afeto com Cacá, a veterana diz que sua personagem carrega um lado cômico com as fofocas entre Vanilda (Mari Aldeia) e Beth (Bia Guedes). As três trabalham juntas na Viação Formosa e costumam falar mal até de Rosana (Viviane Araújo) esposa de Edson Bacelar (Ailton Graça), o dono da empresa.

Jamra também ressalta a importância da trama representar a realidade do transporte público do Rio de Janeiro, que se estende para outras realidades do Brasil. "Achei genial a trama da novela ser na viação. A maioria dos brasileiros passa metade da vida dentro do transporte público, falamos de toda essa população que vive isso e, infelizmente, sofre isso para ir trabalhar."

A atriz, eternizada no papel de Nina do Rá-tim-bum (TV Cultura), conta que costuma usar o metrô de São Paulo e relembra, que na época da escola, usava ônibus diariamente para assistir às aulas. "Eu tenho até uma foto que quando comemorei meus 60 anos, fui comemorar de graça no ônibus [risos]."

Longe de produções na TV desde 2018, quando fez a novela Belaventura (Record), Iara Jamra celebra a oportunidade de retornar para as telinhas e promete trazer identificação e boas risadas na nova trama. "Fazia muito tempo que eu não fazia televisão e agora vamos dar a volta por cima."

Com direção de André CâmaraVolta por Cima estreia em 30 de setembro e substitui Família é Tudo na faixa das 19h. A trama conta a história de Madalena (Jéssica Ellen) uma jovem batalhadora do subúrbio carioca que precisou adiar os sonhos para ajudar no sustento da família. 

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE IARA JAMRA NO INSTAGRAM:

globo novela Iara Jamra Volta por Cima

Leia também

Leticia Spiller relembra tentativa de sequestro nos bastidores de Xou da Xuxa: "Assustador"

Marlene Mattos responde se pretende assistir ao documentário das Paquitas

Paizão coruja, Iran Malfitano comemora estreia da filha em novela: 'Cheio de orgulho'

Lore Improta relembra salário como bailarina do Faustão: 'Não me sustentava'

Silvio Santos: Teleton deste ano terá homenagem ao legado do apresentador

Rafa Kalimann cambaleou nas críticas, mas honrou DRT e entregou evolução