REPRESENTATIVIDADE

Paulo Lessa sobre protagonismo de atores negros: 'Eu não era cogitado'

Em entrevista à Revista CARAS, o ator Paulo Lessa analisa atual momento de sua carreira e celebra protagonismo de atores negros

Daniel Palomares e Felipe França
Paulo Lessa posa com a filha; o ator abre o coração ao falar de paternidade e protagonismo negro - Marcio Farias

Paulo Lessa (42) não esconde seu orgulho diante de uma das mais simbólicas vitórias artísticas: o fato de ele e outros atores negros serem vistos e celebrados como galãs de TV. Em entrevista à Revista CARAS, vibra com esse local de protagonismo no audiovisual e analisa sua trajetória: "Eu não era cogitado". 

Desde seu primeiro protagonista global, Paulo Lessa já emplacou outras duas novelas seguidas e não
pensa em diminuir o ritmo. Atualmente, ele é um dos destaques de Família é Tudo, novela das sete da TV Globo. 

“Acho ótimo! Quando a gente se vê como um símbolo de beleza, isso também traz um impacto. Há algum tempo, eu não me achava um cara feio, mas eu não via a possibilidade de ser um galã de novela. Eu não era cogitado para esses personagens. Fazia testes, mas nunca para o galã ou protagonista. Passa um filme na minha cabeça, faz valer a nossa caminhada”, pontua.

Com relação ao título de galã, que é bastante criticado por alguns atores mais velhos, Paulo Lessa não vê problema a ser considerado assim. O ator ainda reforça que é importante ter artistas negros nesse local de visibilidade e símbolo de beleza. 

“Vejo algumas pessoas falando de maneira pejorativa do galã, como se artisticamente não fossem atores qualificados. Mas esse lugar de galã é divertido! [...] É uma mudança nos estereótipos. A gente sabe o quanto as novelas permeiam o imaginário das pessoas. Quando você só mostrava homens brancos como galãs, aquele virava o padrão. Mas não é isso que nós vemos nas ruas do Brasil”, revela.

VALORES DE FAMÍLIA PARA PATERNIDADE

Há três anos, Paulo Lessa viu sua vida se transformar com a chegada da filha, Jade. Pouco meses após se tornar papai, mais um marco: o convite para viver seu primeiro protagonista na Globo, em Cara e Coragem. Hoje, o pai de primeira viagem já carrega mais experiências em sua bagagem, assim como o ator, que vem emendando grandes papéis na emissora.

"É uma experiência incrível, a gente se transforma todos os dias. Eu acredito que, quando colocamos um filho no mundo, a gente bate de frente com muitas questões que, às vezes, passavam despercebidas. Eu sou pai de uma menina negra brasileira, inevitavelmente várias questões me pegam”, confira entrevista completa. 

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA CARAS BRASIL: 

 

 

Daniel Palomares e Felipe França

Felipe França é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). É repórter de pautas especiais do Grupo Perfil. Tem passagens pela Coluna Flávio Ricco, no R7, e pela TV Gazeta. Possui paixão pelo universo da televisão, novelas e celebridades. Gosta da arte de ouvir histórias e pessoas.

Paulo Lessa galã representatividade Paulo Lessa Protagonismo

Leia também

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello rompem barreiras com a arte: 'O etarismo é real'

Virginia Fonseca descarta temer novos desafios: 'Maturidade'

Susana Vieira revela que quase se mudou para os EUA antes de renovar com a Globo

Ana Furtado realiza sonho com novo programa de viagem: 'Nunca estive tão feliz'

Daphne Bozaski abre intimidade e mostra lado maduro longe da TV: 'Sempre tive cuidado'

Fabiana Milazzo se inspira no oceano para lançar coleção de verão 2025