ANIVERSÁRIO

Malu Mader chega aos 58 com simplicidade e gentileza por trás das câmeras

Dona de sucessos e referência na beleza, Malu Mader completa 58 anos nesta quinta, 12; atriz é 'gente como a gente' e já demonstrou isso algumas vezes

Mariana Arrudas

por Mariana Arrudas

marrudas_colab@caras.com.br

Publicado em 12/09/2024, às 06h00

Malu Mader completa 58 anos nesta quinta-feira, 12 - Foto: Zé Paulo Cardeal/Memoria Globo

Estrela das novelas, referência de beleza e inspiração para muitos: Esta é Malu Mader, que completa 58 anos nesta quinta-feira, 12. Em paralelo, está a figura "gente como a gente" que leva a vida com simplicidade e distribui gentileza por trás das câmeras. 

"Gentil, simples e que adora uma boa conversa. Essa é a Malu Mader", define a jornalista Roberta Ferpin (43), que entrevistou a atriz em 2018, para a série Confidências Maternas. Apesar de a declaração ter sido feita em entrevista à CARAS Brasil às vésperas do aniversário da artista, sua fama de pé no chão existe há anos.

Em 2002, a revista TPM mostrou que, por trás da estrela grandiosa, existe uma mulher que poderia ser você ou sua amiga. Expressiva e simpática, a atriz conversa com todos, desde o porteiro à dona da banca de jornal; também foge da academia; usa roupas que nós usamos, como tênis, jeans e camiseta; "não pinta o rosto", como exemplifica o texto.

Leia também: Affair de Inocêncio na 1ª Renascer, Mara Carvalho vibra com Malu Mader em remake

A educação e simplicidade da artista chega até para seus admiradores. Silvano Morais (47), administrador de uma página de fãs para a atriz, conta que, apesar de nunca tê-la visto pessoalmente, já recebeu um áudio de Mader. "Ela conhece a página, e me mandou um áudio via mensagem direta. Ela é uma pessoa muito gente boa", conta à CARAS Brasil.

Atriz dona de grandes sucessos e uma carreira de 42 anos, ela se formou na escola Tablado de teatro e estreou nos palcos em 1982, com o espetáculo Os Doze Trabalhos de Hércules. No ano seguinte, em 1983, ela fez sua primeira novela, Eu Prometo, começando assim a parceria com a Globo aos 16 anos.

Com papéis centrais em títulos como Ti Ti Ti (1985), Anos Dourados (1986) e Celebridade (2003), Mader alavancou sua carreira na televisão. A atriz seguiu fazendo novelas, séries e participações até 2018, quando foi desligada da Globo após sua aparição em Malhação: Vidas Brasileiras, e passou a se dedicar mais ao cinema e aos trabalhos nos bastidores.

Ao longo dos anos, ela conquistou um grande número que fãs —que celebraram sua volta às telinhas com o remake de Renascer (2024). Apesar da legião de admiradores, ela não possui um perfil ativo nas redes sociais, o que abriu espaço para a criação de fã-clubes e páginas de homenagem.

Silvano, dono de uma das páginas, diz que a atriz é fundamental para a TV, cinema e teatro. Ele escolhe Glorinha da Abolição de O Outro (1987), Cláudia de Fera Radical (1988), Duda de Top Model (1989) e Maria Clara Diniz de Celebridade, como suas personagens favoritas da atriz. 

Mader também já teve projetos para o cinema e chegou até a estagiar na direção do remake de O Rebu (2014), quando pediu a oportunidade para José Luiz Villamarim (61), diretor do projeto da Globo. Para além do trabalho em frente às câmeras, ela também se dividiu com a função de mãe e esposa.

A MATERNIDADE TRANSFORMADORA DE MALU MADER

Casada com Tony Bellotto (64), do Titãs, desde 1990, a atriz é mãe de João (29) e Tony (27) e enxerga a maternidade como muitas anônimas também a veem: Algo com o poder de mudar sua vida completamente —e no caso da artista, lembrar "que você é igual a todo mundo", como disse também em entrevista à revista TPM.

Em entrevista à série Confidências Maternas (2024), a artista conta à Ferpin que, após se tornar mãe, viu os seus sonhos e prioridades passarem a girar em torno dos filhos. Porém, foi importante encontrar o caminho de volta ao seu papel de mulher, mesmo que aos poucos.

"Malu, assim como as mães anônimas, conforme foi voltando para o trabalho, priorizava os bons momentos com os filhos e fala sobre a rede de apoio que teve. O receio era perder alguma coisa importante e transformadora que aconteceria a qualquer momento", diz a jornalista.

A jornalista Roberta Ferpin e Malu Mader | Foto: Divulgação

 

A atriz foi a primeira entrevistada para a série, disponível na plataforma Prime Video, e, para além da conversa importante sobre conciliar o trabalho e a maternidade, a entrevista também marcou uma realização profissional para Ferpin.

"A primeira vez que a vi na TV foi na novela Top Model. Eu tinha por volta de uns 6 ou 7 anos, e adorava sua personagem, Duda. Tê-la como minha primeira entrevistada foi emocionante. E desde o momento que ela topou conversar comigo, a gente teve uma sintonia muito bacana, conversava pelo whatsapp. Ela é exatamente desse jeito: 'Gente como a gente'."

Mariana Arrudas

Mariana Arrudas é repórter de pautas especiais do Grupo Perfil. Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já integrou a equipe de entretenimento da Folha de São Paulo. Apaixonada por música, filmes, viagens e cultura pop, escreve sobre o universo das celebridades. Instagram @marixf

Malu Mader malu mader

Leia também

Thyane Dantas e Wesley Safadão comemoram o aniversário do filho caçula

Larissa Manoela e André Luiz Frambach celebram 9 meses de casados: 'Minha metade'

Esposa de Marcos Mion celebra aniversário da filha em Nova York

Fátima Bernardes ganha bela homenagem de Túlio Gadelha em seu aniversário

Fabiana Justus se emociona ao ganhar festa surpresa no hospital

Bela Gil mostra detalhes de comemoração intimista do aniversário de Flor Gil