QUANDO SE PREOCUPAR?

Quando acontece a primeira menstruação? Médico explica os sinais de puberdade nas meninas

Em entrevista à CARAS Brasil, o endocrinologista pediátrico Dr. Miguel Liberato esclarece sobre a primeira menstruação e puberdade nas meninas

Felipe França e Miguel Liberato

por Felipe França e Miguel Liberato

Publicado em 20/08/2024, às 12h05

A primeira menstruação é conhecida como menarca - Adobe Stock

A puberdade é um período de transformações significativas para as meninas, envolvendo mudanças hormonais e corporais. A primeira menstruação, conhecida como menarca, é um marco importante, mas não o primeiro sinal do amadurecimento. Em entrevista à CARAS Brasil, o médico endocrinologista pediátrico Miguel Liberato explica os sinais da puberdade nas meninas. 

Segundo o especialista, durante a primeira menstruação, o corpo vai perdendo as características infantis e vai passando por mudanças até adquirir as características de adulto. O Dr. Miguel menciona que o primeiro sinal de puberdade se dá através do desenvolvimento do broto mamário, que ocorre entre os oito e 13 anos. 

“Inicialmente, esse estímulo das mamas pode ser bem discreto, além de assimétrico ou até mesmo unilateral em alguns casos. Somente dois ou três anos após o surgimento do broto mamário é que ocorre a menarca”, declara. 

“O intervalo entre esses dois acontecimentos coincide com o estirão da puberdade das meninas, que é um período de crescimento muito acelerado e que vai persistir até o momento da primeira menstruação”, completa

ELA VAI PARAR DE CRESCER?

É natural a crença que quando as meninas menstruam, elas param de crescer, mas o pediatra esclarece que, ao contrário do que muitos pensam, a primeira menstruação não marca o fim do crescimento nas garotas. Considerando a evolução natural da puberdade, a menarca ocorre geralmente por volta dos 12 e 13 anos.

"Mesmo que de forma mais lenta, o processo continua e elas ainda crescem cerca de três a sete centímetros. Após menstruar, as meninas também podem permanecer com ciclos irregulares por até dois anos, o que não deve ser motivo de preocupação, pois é considerado normal", avalia.

O Dr. Miguel ressalta que é crucial monitorar o desenvolvimento das crianças para prevenir riscos futuros a saúde dessas jovens: “É muito importante estarmos atentos ao desenvolvimento da puberdade das meninas, pois a antecipação da primeira menstruação pode aumentar o risco de desenvolvimento futuro de diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer de mama”, alerta.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DO DR. MIGUEL LIBERATO: 

 

Felipe França e Miguel Liberato

Dr. Miguel Liberato é endocrinologista pediátrico formado em Pediatria (CRM 170830) na Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e título pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Professor do curso de Medicina da Faculdade das Américas e da pós-graduação em Endocrinologia Pediátrica no Instituto Superior de Medicina (ISMD).

meninas Pediatra Puberdade Primeira menstruação

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"