Em entrevista à CARAS Brasil, o psicólogo Alexander Bez também explica como funciona o tratamento da doença da cantora Gabi Melim
Gabi Melim (30) surpreendeu seus fãs ao aparecer com um curativo no olho e explicar que recebeu o diagnóstico de paralisia de Bell, condição que pode ser causada pela ansiedade. Apesar de a cantora estar fazendo o tratamento, caso ele não seja seguido, a doença pode trazer complicações.
"As complicações faciais, que são temporárias, caso não passem pelo tratamento, podem migrar para uma condição permanente, piorando os sintomas e deixando essas sequelas bem difíceis de ter as suas primeiras remissões faciais", explica o psicólogo Alexander Bez, à CARAS Brasil, sobre o diagnóstico de Gabi Melim. "Além de acabar com a autoestima do portador, e, em especial, da mulher."
O médico também diz que a paralisia de Bell acontece especialmente no rosto, e que, em alguns casos, pode ser confundido com um derrame. No entanto, a condição não se estende para outras partes da face e se manifesta por alguns fatores específicos.
Leia também: Por que a banda Melim chegou ao fim? Irmãos se pronunciam oficialmente
"A etiologia dessa manifestação patológica pode ter causas psicológicas como traumas, decepções, frustrações e conflitos. Ela também está associada a condições fisiológicas virais, metabólicas e até mesmo ao golpe de ar, ambiente quente para mudança muito fria."
Bez acrescenta que, apesar de a ansiedade poder provocar a paralisia, é importante considerar as condições já existentes no paciente —que também podem favorecer a fraqueza unilateral dos músculos da face, o que deixa parte do rosto paralisada.
O médico explica que o tratamento consiste em uma junção de diversas atitudes que o paciente fará. "[Isso acontece porque] fica muito difícil atribuir a origem dessa sintomatologia a uma só causa, o tratamento consiste impreterivelmente na associação das seguintes práticas."
"A associação desse tratamento é importantíssima, para que os resultados sejam 100% satisfatórios", completa o especialista. A cantora explicou que já está fazendo o tratamento, que envolve medicamentos como anti-inflamatórios e imunossupressores, além de fisioterapia e fonoterapia para auxiliar na recuperação dos movimentos.
Leia mais em: Gabi Melim dá pontapé inicial na carreira solo com álbum intitulado Gabriela
Rafaella Justus mostra foco total com rotina de treinos na academia
Médica alerta riscos da dieta de Virginia após gravidez: 'Deve ser ajustada às demandas'
À espera do primeiro filho com Thiago Nigro, Maíra Cardi passa por tratamento alternativo
Dezembro Laranja: SBD lança ação de conscientização sobre câncer de pele
Thomaz Costa reforça a fé após cirurgia de emergência: 'Tenho mais motivos para agradecer'
Gabi Melim mostra tratamento após diagnóstico de doença causada por ansiedade