CARAS Brasil
ENTENDA!

Médica explica tratamento de doença que atingiu Camila Pitanga: 'É essencial'

Em entrevista à CARAS Brasil, a pneumologista Maria Cecília Maiorano detalha os tratamentos da pneumonia silenciosa que atingiu Camila Pitanga

Dra. Maria Cecília Maiorano

por Dra. Maria Cecília Maiorano

Publicado em 19/03/2025, às 10h30 - Atualizado em 21/03/2025, às 08h10

A atriz Camila Pitanga - Foto: Reprodução/Instagram @caiapitanga
A atriz Camila Pitanga - Foto: Reprodução/Instagram @caiapitanga

Em meados de 2024, Camila Pitanga (47) usou as redes sociais para falar que estava passando pelo diagnóstico de uma pneumonia silenciosa. À época, ela estava trabalhando nas gravações de Beleza Fatal (Max) e ficou afastada dos bastidores para fazer o tratamento adequado.

Em entrevista à CARAS Brasil, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explica que o tratamento para a pneumonia que atingiu Camila Pitanga depende diretamente da causa da infecção. Quando contou sobre o diganóstico, a atriz apareceu em um hospital, mas assegurou para os fãs que já estava bem.

"O tratamento da pneumonia depende da causa da infecção. Se for bacteriana, os antibióticos são a principal forma de combate. Já nos casos virais, o próprio sistema imunológico geralmente resolve o problema, mas pode ser necessário o uso de antivirais."

Leia também: Médica alerta possíveis complicações da doença de Camila Pitanga: 'Perigo'

A médica reforça que, ainda no caso da pneumonia silenciosa, ou assintomática, como também é conhecida, o tratamento é fundamental para não surgirem mais problemas. "Mesmo que a pneumonia não apresente sinais óbvios, o tratamento é essencial para evitar complicações."

Quando descobriu o diagnóstico, Camila Pitanga contou que estava sentindo muito cansaço. Ela aproveitou o momento para falar sobre a importância de realizar exames preventivos e alertou os fãs e seguidores para o março azul-marinho, mês de prevenção do câncer colorretal.

"A colonoscopia nesse caso é de extrema importância para detectar qualquer anormalidade, seja ela com sintomas ou não, por isso a necessidade do exame à partir dos 45 anos, dentro da sua rotina de cuidados", disse a atriz.

Leia mais em: Camila Pitanga faz crítica a larga escala de trabalho: 'Quero ter folga'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE CAMILA PITANGA EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Dra. Maria Cecília Maiorano

Dra. Maria Cecília Maiorano: Médica Pneumologista (CRM 130395) do AC Camargo Câncer Center. Graduada pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA), com Residência médica em Clínica Médica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Residência Médica em Pneumologia Universidade de São Paulo (USP). É membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP) e da Sociedade Paulista de Pneumologia (SPP). Possui especialização em Doenças das Vias Aéreas  e Doenças Pulmonares Infecciosas pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Pneumologia pela USP.

Camila Pitanga camila pitanga pneumonia assintomática

Leia também

Fafá de Belém cancela palestra em evento após diagnóstico: "Falta de ar"

Gabi Melim revela motivo que a fez esconder nova luta contra doença

Maíra Cardi revela como é a alimentação em sua casa: ‘Um restaurante’

Marília Gabriela passa por cirurgia e explica o que aconteceu: 'Dores insuportáveis'

Fabiana Justus começa novo tratamento de saúde: 'Doses altas'

Gracyanne Barbosa revela o que mudou em seu corpo após sair da dieta no BBB 25