CARAS Brasil
SAIBA MAIS

Especialista explica síndrome após desabafo de Carolina Dieckmann: 'Sensação é de luto'

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira explica síndrome relatada por Carolina Dieckmann ao desabafar sobre os filhos; confira

Leticia de Oliveira

por Leticia de Oliveira

Publicado em 22/03/2025, às 19h03 - Atualizado em 23/03/2025, às 11h29

Carolina Dieckmann falou sobre a síndrome do ninho vazio - Foto: Reprodução/Instagram
Carolina Dieckmann falou sobre a síndrome do ninho vazio - Foto: Reprodução/Instagram

Carolina Dieckmann (46) surpreendeu ao postar um desabafo no início do mês, a artista abriu uma caixinha de perguntas em seu perfil nas redes sociais e, ao ser questionada sobre a possibilidade de ter mais filhos, confessou que este é um assunto sensível, abordando também a síndrome do ninho vazio. Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira fala sobre o assunto. 

A atriz é mãe de Davi Frota, de 25 anos, de seu relacionamento antigo com Marcos Frota, e de José Worcman, de 17 anos, de seu casamento com Tiago Worcman. Nas redes sociais, Carolina Dieckmann desabafou: "Eu tô na pré [síndrome] do ninho completamente vazio, porque vazio já senti quando o Davi foi. Agora eu tô na pré do próximo passarinho a voar".

Segundo a psicóloga Leticia de Oliveira, síndrome do ninho vazio é um termo usado para descrever as emoções que alguns pais sentem quando os filhos saem de casa. A especialista fala sobre a relação criada entre esse laço familiar. 

"Os filhos, eles são a nossa prioridade, eles se tornam a nossa rotina, a razão pela qual a gente acorda, a gente trabalha. Quando os filhos saem de casa, a sensação é de luto, é olhar cada detalhe da casa e não ver mais aquelas paredes pintadas e não ver mais aqueles tênis jogados, não ter que cobrar mais por uma tarefa", afirma.

Carolina Dieckmann confessou nas redes sociais que o filho mais velho mora fora do Brasil e acredita que o mais novo, em breve, também deve se mudar: "O que tá acontecendo? Meu filho mais velho mora fora do Brasil já na vida dele. O meu mais novo tem 17, se forma na escola agora em junho, provavelmente vai fazer uma faculdade também fora do Brasil". afirmou. A psicóloga esclarece porque este é um período desafiador para muitos pais. 

"O sair de casa dos filhos, ele te remete a você voltar a se olhar lá de trás, quando você ainda não era mãe, mais sendo mãe. É um período de vazio, adaptação, reconexão com você mesma e um período de novos significados, novas conexões. Você aprender que se mantém importante mesmo não estando compartilhando a rotina com o seu filho", finaliza a psicóloga ao analisar o caso da atriz Carolina Dieckmann.

Leia mais em: Médico explica cuidados necessários após explante de Carolina Dieckmann: 'Orientações'

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS:

 

Leticia de Oliveira

Dra. Leticia de Oliveira é psicóloga comportamental (CRP SP: 0695130) com referência em Análise comportamental. É fundadora do Núcleo Letícia Oliveira, ao qual presta atendimentos multidisciplinares, com foco na saúde e cuidado do corpo e mente. Atuou como psicóloga consultiva no programa “É De Casa”, da Rede Globo, e ao longo de sua carreira, já ajudou milhares de mulheres a conquistarem o controle de suas moções e terem uma leve e feliz om seus treinamentos e consultas.

Carolina Dieckmann Carolina Dieckmann psicóloga síndrome do ninho vazio

Leia também

Médico explica tratamento para diagnóstico de Neymar: 'Não é comum'

Médico explica diagnóstico da cantora Joelma: 'A gravidade varia bastante'

Netinho exibe novo vídeo durante tratamento contra o câncer

Especialista explica diagnóstico de Rocco, cachorrinho do ex-BBB Cezar Black: 'Aumentando'

Especialista alerta para diagnóstico de Xuxa em mulheres: ‘Especialmente após a menopausa’

Médico explica se o diagnóstico de Fabiana Justus pode impactar a remissão do câncer: 'Exceções'