ENTENDA!

Como é a vida de um paciente da imunoterapia? Especialista explica

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico oncologista Jorge Abissamra explica como é o dia a dia de pacientes da imunoterapia

Dr. Jorge Abissamra

por Dr. Jorge Abissamra

Publicado em 29/07/2024, às 10h00

Saiba mais sobre a imunoterapia - Foto: Getty Images

A imunoterapia é considerada como um dos tratamentos mais revolucionários no combate ao câncer, e já foi escolhida por diversas celebridades como Ana Maria Braga (75) e Simony (48). Apesar disso, muitos ainda não sabem como pacientes que fazem as sessões levam a vida. Confira a seguir.

De acordo com o médico oncologista Jorge Abissamra, os pacientes que fazem o uso de imunoterapia conseguem ter uma vida bem próxima ao normal, geralmente. "[Eles devem] evitar algumas medicações específicas como corticoide e medicações relacionadas ao alterações do sistema imune", explica, em entrevista à CARAS Brasil.

O especialista diz que, na maioria dos casos, o tratamento não tem muitos efeitos colaterais, e que as desvantagens geralmente são relacionadas à falta de resposta —e não a alguma sequela ou modificação na vida dos pacientes que fazem a terapia. "Só alguns tipos específicos de tumores respondem ao tratamento."

Leia também: Quais são os efeitos colaterais da imunoterapia? Especialista explica

"Hoje, a minoria das doenças oncológicas e a falta de acesso pelos custos, podendo chegar até R$ 70 mil reais cada aplicação do tratamento", acrescenta o médico sobre o valor que o procedimento pode chegar. "Os tratamentos de imunoterapia, quando bem sucedidos, podem durar até dois anos."

O QUE É A IMUNOTERAPIA?

Abissamra diz que a imunoterapia é mais comum do que se imagina, e está presente em diversos hábitos do dia a dia, para além do combate ao câncer. Um exemplo disso é que a vacinação pode ser considerada como o tratamento.

"A imunoterapia é qualquer forma de tratamento que busque recuperar a capacidade do sistema imunológico de reconhecer e controlar ou destruir a célula tumoral", acrescenta o médico sobre o tratamento.

Simony mostrou recentemente em seu perfil do Instagram que estava fazendo suas "gotinhas mágicas", como apelidou o tratamento. A artista vai ao hospital a cada 21 dias para tratar o câncer, e já falou sobre os benefícios da terapia em seu perfil do Instagram.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ACOMPANHANDO O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL:

Dr. Jorge Abissamra

Dr. Jorge Abissamra é médico (145307 CRM SP) pela Universidade de Santo Amaro e especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Atualmente é coordenador da Oncologia da Hospital Santa Clara e coordenador da Oncologia da HapVida Intermedica NotreDame. Também atua como diretor da Oncologia da Amo Saúde e possui experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Oncologia.

câncer imunoterapia Oncologista

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"