ENTENDA!

Como a Covid-19 influenciou no diagnóstico de Luciano Szafir? Entenda

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico reumatologista Fabio Jennings explica se a Covid-19 influenciou no quadro de Luciano Szafir

Dr. Fabio Jennings

por Dr. Fabio Jennings

Publicado em 18/09/2024, às 14h50

O ator Luciano Szafir - Foto: Reprodução/Instagram @szafiroficial

Luciano Szafir (55) é uma das celebridades que enfrentou a osteoartrite, popularmente conhecida como artrose. O diagnóstico do ator veio após ele superar o tratamento contra a Covid-19, doença que teria influenciado no quadro que o levou a cirurgia.

De acordo com o médico reumatologista Fabio Jennings, a Covid-19 não tem relação direta com a osteoartrite. No entanto, em casos graves, como o de Luciano Szafir, o tratamento com medicamentos pesados podem ter complicações nos ossos. 

"Nos casos graves de Covid-19, são usadas doses altas de corticosteroides para tratar a inflamação decorrente da infecção. Esses medicamentos em doses altas e prolongadas podem causar 'infartos' no osso (osteonecrose) , sendo o quadril uma articulação frequentemente afetada. Como consequência do infarto óssea, aparece a osteoartrite secundária."

Leia também: Luciano Szafir revelou sentir dor o dia inteiro por artrose causada pela Covid-19; saiba sintomas

O ator chegou a revelar que sentia dor o dia inteiro e, em 2022, se submeteu a uma artroplastia total. Em 2023, ele colocou uma prótese no quadril e celebrou o fim de seu tratamento. O especialista explica que, após a intervenção cirúrgica, os pacientes precisam de acompanhamento médico, porém voltam a rotina normal com rapidez.

"Há um período de reabilitação e fisioterapia enquanto os tecidos cicatrizam e a dor melhora. O objetivo da cirurgia é devolver ao paciente qualidade de vida pela melhora da dor e da capacidade funcional. Então, o objetivo do procedimento é fazer com que o paciente volte a sua rotina o mais próximo do habitual."

Jennings diz que há algumas medidas recomendadas logo após a cirurgia. "Que evite alguns movimentos mais extremos com o quadril operado, como cruzar as pernas e dobrar os quadris mais que 90 graus, para que não haja deslocamento da prótese. Mas, no geral, a pessoa é capaz de realizar a maioria de suas atividades e os exercícios físicos, especialmente de fortalecimento de bacia e tronco."

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE LUCIANO SZAFIR:

Dr. Fabio Jennings

Dr. Fabio Jennings é médico reumatologista (CRM 86539 SP) do corpo clínico do Albert Einstein com Especialização em Medicina Esportiva pela Universidade de Stanford- California (EUA) e mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo- Unifesp. Atua também como ⁠Supervisor e Assistente da residência de reumatologia da Unifesp e como ⁠coordenador da comissão de mídias da Sociedade Paulista de reumatologia e coordenador da comissão de coluna vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

luciano szafir Covid-19 artrose osteoartrite

Leia também

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"