SAIBA MAIS

Ana Hickmann enfrentou acne após gravidez; por que elas surgem em adultos?

Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf explica se espinhas podem surgir em adultos; Ana Hickmann já falou sobre o assunto

Dra. Luciana Maluf

por Dra. Luciana Maluf

Publicado em 30/08/2024, às 12h20

A apresentadora Ana Hickmann - Foto: Reprodução/Instagram @ahickmann

Ana Hickmann (43) é uma das celebridades que já falou sobre a acne. Ela, que já afirmou ter ficado feliz com sua pele apenas aos 33 anos, contou ter enfrentado as espinhas após a gravidez de Alezinho (10). "Elas eram mais difíceis de sair e percebi que o problema nunca tinha acabado", disse, em um evento em São Paulo.

Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf explica que a acne pode sim surgir na pele de adultos, como foi o caso de Ana Hickmann. A especialista diz que existem algumas causas para o quadro surgir ou, até mesmo, piorar caso a pessoa já tenha sofrido com espinhas.

"No geral pode acontecer por conta de uma alteração hormonal —como por exemplo o uso de anticoncepcionais, ou hormônios usados para maior definição muscular e corporal nas academias—, o uso indevido de cosméticos não apropriados para este tipo de pele, e maquiagens muito pesadas que não são retiradas para dormir. Isso tudo favorece o surgimento ou a piora do quadro de acne."

Leia também: Márcia Sensitiva faz previsão sobre o futuro de Ana Hickmann na TV: 'É isso que eu vejo'

A médica dermatologista ainda faz um alerta e afirma que não se deve espremer as espinhas, e sim procurar um especialista que saiba drená-las de forma correta. "Quando se espreme, 'estouramos' a parede dessa espinha dentro da pele, piorando a inflamação."

"Esses pontinhos amarelos no centro da espinha são compostos por bactérias, células mortas, queratina e sujeira. Portanto, antes dessa remoção, a pele precisa estar totalmente limpa, os profissionais adequados utilizam emolientes para facilitar a remoção e provocar a menor inflamação possível", completa.

Maluf ainda diz que é importante ressaltar que nem toda espinha deve ser drenada, e que para elas sumirem bastam serem usados produtos com anti-inflamatórios e secativos. "O ideal, portanto, para quem deseja manipular a acne (espinha), é procurar um especialista; caso contrário a chance de piorar o quadro é grande."

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA MÉDICA LUCIANA MALUF NO INSTAGRAM:

Dra. Luciana Maluf

Dra. Luciana Maluf é médica dermatologista (CRM 113.699 e RQE 34.552), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da American Academy of Dermatology. Especialista em estética avançada, laserterapia e peles étnicas.

Ana Hickmann ana hickmann Acne dermatologista

Leia também

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"