SAÚDE / RECUPERAÇÃO

Em recuperação, Gabi Melim comenta sobre retorno aos palcos após paralisia

A cantora Gabriela Melim, de 30 anos, foi diagnosticada com a paralisia de Bell, condição que resulta em fraqueza ou paralisia parcial do rosto

Lívia Carvalho

por Lívia Carvalho

lcarvalho_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 02/01/2025, às 19h21 - Atualizado às 19h43

Gabi Melim fala sobre recuperação e retorno aos palcos após ser diagnosticada com paralisia de Bell - Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Gabi Melim, ex-vocalista do trio musical Melim, veio a público nesta quinta-feira, 2, dar detalhes sobre a recuperação e revelar aos fãs e amigos a previsão de retornar aos palcos após o diagnóstico. A jovem de 30 anos foi acometida pela paralisia de Bell, condição que acarreta fraqueza súbita de um lado do rosto e afeta diretamente a expressão facial.

"Perdão pela cara amassada e pela falta de pente no cabelo, caí da cama e gravei. Já retomei os ensaios e logo compartilho com vocês as novas datas dos shows solo do meu disco novo! Obrigada pelo carinho e paciência. Que 2025 seja maravilhoso para todos nós!", começou a cantora, em vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

Em seguida, Gabi deu detalhes sobre sua recuperação e alertou os seguidores. "Para quem está passando por essa doença ou conhece alguém, seguem aqui as recomendações que recebi do meu médico neurologista e da minha fisioterapeuta durante o tratamento e que me ajudaram: se você descobre no início é mais fácil de reverter (então a qualquer sinal de paralisia, vá a uma emergência). Faça ressonância e tomografia da cabeça para descartar algo mais grave, como AVC. Entre com a medicação assim que receber o diagnóstico para o nervo não se agravar", aconselhou.

"Faça fisioterapia facial com um profissional qualificado pelo menos uma vez por semana. E aprenda como manusear sozinho em casa pelo menos 3 vezes ao dia (manhã, tarde, noite). Faça oclusão do olho fraco apenas para dormir (com fita para pele sensível). Use boné e óculos sempre que for à rua, para proteger o globo ocular", continuou.

Mitos sobre a paralisia de Bell

A cantora fez questão de explicar alguns mitos sobre a paralisia de Bell. "Agora vamos de polêmica (risos). Alguns mitos que os profissionais que estão cuidando do meu caso me passaram e eu gostaria de dividir com vocês. Então vamos lá, 5 coisas para NÃO se fazer na paralisia facial... Lembrando que são palavras dos profissionais da área que estão cuidando do meu tratamento", declarou.

E então, listou o que não fazer: "1. Eletroterapia "choquinho" -- NÃO FAÇA! A eletroestimulação provoca movimentos excessivamente intensos e contração muscular em larga escala, levando à fadiga e podendo resultar em sincinesia (termo médico que se refere a movimentos involuntários de músculos que ocorrem quando se tenta mover outro músculo), ambos prejudicando a recuperação; 2. Exercícios de mímica em frente ao espelho, NÃO FAÇA! Passar tempo praticando movimentos vigorosos em frente ao espelho não contribuirá para sua recuperação. É importante aprender a executar movimentos mais suaves para evitar o desenvolvimento de sincinesias", disse.

"3. Uso de gelo, NÃO FAÇA! O uso de gelo na face pode levar à vasoconstrição, reduzindo o fluxo sanguíneo local. Isso pode dificultar a recuperação neural e aumentar o risco de complicações, como a rigidez muscular; 4. Mascar chiclete, NÃO FAÇA! Os músculos mastigatórios não estão diretamente envolvidos na paralisia facial, e o ato de mascar chiclete pode sobrecarregar esses músculos, resultando em assimetrias faciais e no aumento de sincinesias, o que prejudica a reabilitação funcional; 5. Encher bexiga, NÃO FAÇA! Mesma lógica de soprar canudo. Ambas as práticas estimulam excessivamente o músculo bucinador. A contratura desse músculo pode interferir negativamente no sorriso e em outros movimentos faciais, além de promover desequilíbrios musculares que comprometem o processo de recuperação. Um beijo no coração de vocês", encerrou.

Confira, abaixo, o vídeo:

Leia também: Gabi Melim reata namoro e ganha declaração: ''Felicidade é estar contigo''

Lívia Carvalho

Lívia Carvalho é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e, atualmente,  é repórter do Grupo Perfil. Antes, foi repórter do Portal iG e da TV Gazeta. Na cultura pop, é Crítica de Cinema e realiza entrevistas com talentos do cinema, streaming e da música.

Gabi Melim Gabi Melim

Leia também

Ex-jogador Denílson é contratado pela Globo e ganha programa no SporTV

Gracyanne Barbosa lamenta a morte de seu cachorro em vídeo emocionante

Amigos consolam Edi Botelho em missa de sétimo dia do marido, Ney Latorraca

Fabiana Justus relembra momento especial com as filhas

Viih Tube compara fotos dos filhos e questiona seguidores: "Se parecem?"

Márcia Dantas chora após saída do SBT: 'Muito triste'