Em entrevista à Revista CARAS, Bukassa Kabengele recorda a infância no Congo e reforça a importância das raízes africanas
Apesar de ter chegado ao Brasil com cerca de 10 anos de idade, Bukassa Kabengele (54) assegura que não abre mão da cultura africana. Nascido na Bélgica, o ator de Mania de Você (Globo) viveu com a família no Congo durante a infância e carrega os valores até os dias de hoje.
"A minha educação e relação com a família são totalmente africanas. A minha criança interna nunca foi brasileira. Ela me guia em tudo no sentido profundo do meu inconsciente", explica Bukassa Kabengele, em entrevista à Revista CARAS.
"Trago sequelas de sotaque, de olhar do mundo, de comportamento e movimentos corporais dessa origem. Todas as minhas memórias de infância são do Congo. Minha alma é africana", acrescenta o artista, que sabe da importância do protagonismo para artistas negros no audiovisual.
Leia também: Em Mania de Você, Bukassa Kabengele detalha relação com Gabz: 'Compartilhamos'
"Nos três últimos anos, tivemos uma mudança expressiva para melhora em termos quantitativos e qualitativos em papéis com protagonistas negros. Mas tudo isso é ainda muito recente", diz Kabengele, que se vê completamente envolto na luta e na busca de mais espaço.
"A realidade do racismo e suas sequelas no Brasil são muito graves, profundas e históricas. Ainda há muito por fazer. A representatividade traz novos olhares e referências, mas precisa estar alinhada a uma educação antirracista, com políticas públicas e ações afirmativas", pontua.
"Já podemos pedir música no Fantástico!". É assim que Bukassa Kabengele define a relação com Gabz (25), com quem divide as telas em Mania de Você. Intérprete de Marcel, ele vive o pai de Viola, celebra poder ser o pai da atriz pela terceira vez na ficção. "É muito bom fazer parte de um projeto de tamanha excelência. Investimos numa relação de afeto e amizade entre pai e filha."
"Tenho um grande carinho e admiração pela Gabz, uma jovem e excelente atriz. A nossa relação é de muito respeito, admiração mútua, parceria e confiança. Compartilhamos visões de mundo no que se refere à negritude e valores culturais", completa o ator.
Leia mais em: Bukassa Kabengele ganha papel central em Mania de Você, próxima novela das nove: 'Sensibilizar o público'
Tata Werneck chora e emociona ao revelar abuso: 'Medo'
Fabiana Justus comove ao lembrar fase difícil: 'Não dá nem para explicar'
Thiago Pantaleão abraça nova fase e confessa sobre críticas: 'Luto constantemente'
Sabrina Petraglia reflete sobre adaptação cultural dos filhos em Dubai: 'É rico demais'
William Bonner reclama de mulher cantando mal nos Estados Unidos
Camila Queiroz arrasa em desfile de moda e esbanja elegância