MÃEZONA!

Bel Kutner abre sua intimidade e confessa sobre filho: 'Responsabilidade, preocupação e boleto'

Em entrevista à CARAS Brasil, a atriz Bel Kutner analisa sobre os desafios na criação do filho que vive com síndrome rara e combate o capacitismo

Arthur Pazin e Felipe França
Bel Kutner é mãe de Davi - Divulgação - Reprodução/Instagram

Bel Kutner (54) é atriz e diretora, são anos no ramo, mas a trajetória profissional de sucesso só não brilha mais que o quesito maternidade. Sempre presente na vida do filho, ela é destaque nos palcos da vida com seu papel de mãe. Em entrevista à CARAS Brasil, ela abre sua intimidade e confessa sobre educação do herdeiro: "Responsabilidade, preocupação e boleto".

A atriz é mãe de Davi, de 18 anos, fruto de seu relacionamento com o músico Fabio Mondego. O jovem ele tem esclerose tuberosa, epilepsia também foi diagnosticado com autismo. A síndrome é uma doença rara, ainda pouco conhecida e com um diagnóstico difícil.

Bel avalia que a sociedade é bastante capacitista, o que foi um desafio na criação de seu filho. E não é só as pessoas, mas a atriz também menciona que muitas estruturas das cidades não foram pensadas para inclusão: "Todos os assuntos ligados a inclusão são importantes a todos, não só para deficientes. As cidades não foram pensados para isso [incluir as pessoas]". 

Sobre ser mãe atípica, termo usado para se referir a mulheres que possuem filhos que vivem com alguma deficiência física ou intelectual, Bel Kutner declara: "Só aumenta o que toda mãe tem: responsabilidade, preocupação e boleto". 

"Busca daqui, busca dali, tem o momento a saga de diagnósticos, remédios. Hoje já melhorou muito. Há 20 anos não podia dar um diagnóstico de autismo antes dos três anos, o que hoje em dia é considerado quase criminoso, porque você entrar com abordagem estimulante, correta, quanto mais precoce melhor para se preparar as intercorrências que vão surgir pela síndrome", menciona.

VIDEOCAST PELA INCLUSÃO

Por conta de uma sociedade extremamente capacitista, Bel lançou o videocast, Acesso Livre, disponível no canal do YouTube da Band Rio e nas plataformas de áudio, na forma de podcast. O projeto tem como intuito ampliar o conhecimento sobre educação inclusiva, acessibilidade, capacitação e pessoas com deficiência falando de sua experiência na vida profissional. 

"Trabalhei com o diretor da Band Rio na Cidade das Artes e ele sugeriu e amei – o Guilherme Galhordi – que dirige com a gente, é genial, trabalha na Band e chamei a Lais Pimentel que é roteirista, escritora, ativa na causa, tem filho com Dowh jovem adulto. A gente vai aprendendo a lidar", confira entrevista completa. 

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE BEL KUTNER: 

 

Arthur Pazin e Felipe França

ARTHUR PAZIN é editor de pautas especiais do Grupo Perfil. Formado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), já atuou como repórter no impresso, on-line, rádio e TV. Na área de entretenimento, integrou as equipes do Observatório da TV e do Notícias da TV. Apaixonado por novelas e televisão, escreve também sobre o universo das celebridades. Instagram @arthurpazin

maternidade filho bel kutner capacitismo

Leia também

Namorada de Brad Pitt faz exigências sobre seu relacionamento com o astro

Katy Perry já viveu momento traumática em vinda ao Brasil. Relembre!

Nicole Kidman desabafa ao relembrar que era vítima de piadas

Grazi Massafera deixa tatuagem na costela à mostra ao posar de biquíni

Lexa se emociona ao conhecer Will Smith: ‘Extremamente acolhedor’

Humorista Matheus Ceará relata problema de saúde: "Não tô bem"