CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Malga di Paula sobre saúde de Chico Anysio: 'A volta para casa está próxima'

Através de uma rede de relacionamentos na internet, Malga di Paula, mulher de Chico Anysio, fala do estado de saúde do marido aos fãs e da expectativa da volta para casa com o humorista curado

Redação Publicado em 16/03/2012, às 08h38 - Atualizado às 08h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chico Anysio e Malga Di Paula - Philippe Lima e Rodrigo dos Anjos / AgNews
Chico Anysio e Malga Di Paula - Philippe Lima e Rodrigo dos Anjos / AgNews

Mesmo com a rotina intensa de idas e vindas ao hospital para acompanhar o marido, Chico Anysio (80), na sua luta pela vida, Malga di Paula (40) faz questão de manter os fãs do humorista informados sobre seu estado de saúde. Na madrugada desta sexta-feira, 16, ela divulgou na internet um texto com novidades sobre o estado de saúde de Chico.

“Volto para dizer que Chico está melhorando e que nossa volta para casa está cada dia mais próxima. Temos coisas a fazer juntos ainda e sei que a vida será generosa conosco”, escreveu Malga.

Confira na íntegra o recado:

Caro Público, Fãs do Chico e Amigos,

Outra vez passo uma mensagem de forma "coletiva", pela impossibilidade em responder a todas as perguntas individuais sobre "como está o Chico?"

Mais uma vez grata pelo apoio e consideração e em respeito a todos vocês que o amam e que se preocupam com ele, sinto ser importante responder.

Como falei na mensagem anterior, boletins médicos são passados todos os dias para a imprensa, mas de pedaço em pedaço, as informações se perdem e o público acaba por não receber ou não entender as notícias. Importante considerar também, que cada jornalista acaba por interpretar o boletim de uma forma diferente.

Hoje, dia 15 de março de 2012, faz 105 dias que Chico está internado, exceto por uma noite (em 21 de dezembro), quando tivemos a felicidade de estarmos juntos em nossa casa. Dia 22 de dezembro ele internou no CTI com hemorragia digestiva e na tarde de natal, passamos juntos com a família no quarto do hospital. Apenas um dia depois, ou seja, no dia 26 de dezembro de 2012 ele voltou para o CTI, onde continua até agora.

Bem, outra vez respondendo, "Como está o Chico?"

Se vocês lerem a nota que emiti anteriormente, verão que em 2012 ele já passou por uma cirurgia intestinal de extrema urgência, hemodiálise e várias infecções. Desde a última nota em 27 de fevereiro, o quadro infeccioso piorou muito e ele chegou a estar com septicemia. Fomos comunicados pelos médicos que estavam sendo usados os últimos antibióticos do mercado.

Claro que o uso destes poderosos medicamentos e as intervenções de grandes profissionais foram fundamentais para ajudarem o Chico, mas sonho repetidamente, nas poucas noites que durmo, que ele está deitado numa rede branca, tecida de orações e energias positivas. Nestes sonhos a rede está numa das paradisíacas praias do Ceará, amarrada entre dois coqueiros e a brisa mansa que a balança é nada menos do que a força do amor. Acho que esse sonho repetido é a forma que os anjos encontraram para nos trazerem estes presentes que vêm de todos os cantos do mundo.

Ele continua se alimentando através de uma gastrostomia e respirando pela traqueotomia (tubo inserido na garganta). A boa notícia, é que ele está há alguns dias respirando muito melhor e já com a ajuda de um aparelho portátil, o que possibilitaria a saída do CTI. Isso ainda não aconteceu por precaução e cuidados médicos, já que ele ainda está fazendo uso de antibióticos.

Este tubo na garganta ainda impede que ele fale, por isso, nos comunicamos através da leitura labial e isso tem sido muito doloroso pra mim. Quando olho pra ele e sei que consegue fazer mais de 200 vozes diferentes, mas está preso ao silêncio, acho que todos na indústria do cigarro, deveriam ser condenados por genocídio e crimes contra a humanidade.

Chico é uma das vítimas de uma geração desinformada que usava o cigarro por uma questão de charme... Mas com todas as informações e advertências, quem continua fumando hoje, deveria pagar o dobro de impostos e contribuir o dobro com a Previdência Social, porque eu sei através de estudos, são as vítimas dos malefícios do cigarro que gastam grande parte das parcas verbas destinadas à saúde pública.

Descarregada um pouco minha raiva do tabaco, volto para dizer que Chico está melhorando e que nossa volta pra casa está cada dia mais próxima. Temos coisas a fazer juntos ainda e sei que a vida será generosa conosco. Por quê? Porque temos fé, muita fé... (Respeitando a crença e religião de todos, quero deixar um registro de agradecimento a São Jorge, meu protetor).

Chico é portador de Enfisema, doença causada pelo uso do cigarro - NÃO FUME