CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Indica / beleza

Como identificar cosméticos falsificados dos originais?

Cosméticos falsificados podem conter ingredientes contaminantes, alergênicos e fora das normas de segurança

Camila Iannicelli Publicado em 30/07/2024, às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cosméticos falsificados podem conter ingredientes contaminantes, alergênicos e fora das normas de segurança - Reprodução/MercadoLivre
Cosméticos falsificados podem conter ingredientes contaminantes, alergênicos e fora das normas de segurança - Reprodução/MercadoLivre

À primeira vista, um produto falso pode parecer idêntico ao original. Porém, ao analisar com cuidado, é possível identificar algumas diferenças que comprometem o seu uso. Por isso, reunimos algumas dicas para se atentar na hora de escolher um cosmético!

Não é possível dar garantias em relação ao efeito quando não se sabe a origem e a fabricação de determinado produto. Muitos deles, inclusive, apresentam composições incorretas. Ou seja, o que está descrito não necessariamente corresponde à realidade. 

Além disso, algumas versões falsificadas podem conter chumbo e metais pesados que podem intoxicar o organismo e, enquanto as versões originais contam com princípios ativos com origem refinada e sem contaminação, os produtos falsos utilizam ingredientes fora das normas de segurança.  

Portanto, para te ajudar a saber como identificar mercadorias falsificadas, observe as seguintes indicações:

Examine o rótulo e a qualidade

Geralmente, a qualidade dos produtos falsificados costuma ser inferior à dos originais. Ademais, uma das principais formas para saber se é um rótulo verdadeiro ou falso é, justamente, o tipo de informação que está disponibilizada nele. Rótulos pirateados não costumam trazer informações completas, como o registro da Anvisa ou a data de fabricação e validade. 

É válido checar se há o CNPJ, o endereço e o nome do fabricante. Para verificar alguns desses detalhes, uma pesquisa na internet é uma boa opção, pois é possível traçar um comparativo entre os produtos. 

Ao contrário das versões originais, as falsas não informam número de série na embalagem fornecido pelo Ministério da Saúde, que significa que foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ou seja, têm eficácia e segurança comprovadas.

Desconfie de promoções muito altas

Preços consideravelmente baixos são bons indicadores para a falsificação. Isso porque, mesmo em grandes descontos, dificilmente um produto sairá por menos da metade do valor, por exemplo. Vale destacar que, no caso dos importados, ainda há impostos dentro da oferta final. 

Inspecione a embalagem e a ortografia 

Se o item estiver mal embalado, não couber corretamente na caixa ou o material da embalagem for de qualidade inferior, considere um sinal de falsificação. Ingredientes de qualidade duvidosa nem sempre podem ser identificados, mas podem desenvolver sérios prejuízos à saúde, como sensibilização e até mesmo serem potenciais cancerígenos. 

Também é importante verificar a fixação, posição e reprodução de logotipos e fontes das marcas. Em outros casos, o tamanho pode estar incorreto ou desalinhado. Além disso, alguns itens apresentam erros básicos, pecando na ortografia do nome, marca ou até dos ativos do produto. Por fim, a fonte usada na embalagem de cosméticos falsificados costuma estar distorcida ou com cores saturadas. 

Redobre a atenção em compras online

Ao comprar produtos pela internet, priorize o site oficial da marca, ou outras fontes seguras e confiáveis. Desconfie de sites que oferecem produtos sem nota, pois o risco de receber mercadorias que não são eficazes é alto.

Agora que você sabe como diferenciar um item falso de um original, confira alguns cosméticos disponíveis no Mercado Livre:

1. Bálsamo labial, Chanel - https://mercadolivre.com/sec/26djUZD

O Rouge Coco Baume da Chanel tem o objetivo de reparar e suavizar os lábios. O hidratante permite  uma cobertura personalizada e um acabamento transparente.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

2. Perfume Ck One, Calvin Klein - https://mercadolivre.com/sec/1A51eJC

Com fragrância cítrica e refrescânte, o Ck One combina limão siciliano e notas de noz moscada, criando um aroma singular. O produto combina entusiasmo e sensualidade, adequado para homens e mulheres. 

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

3. Gloss, Kiko Milano - https://mercadolivre.com/sec/319kb4D

O batom bloss da Kiko é uma boa opção para quem busca lábios brilhantes e hidratados. O item apresenta textura macia e acabamento perfeito, com longa duração.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

4. Contorno em bastão, Océane - https://mercadolivre.com/sec/1e8E2JF

A fim de facilitar a maquiagem no dia a dia, o contorno da Océane é super prático de esfumar. Com alta pigmentação e fixação, é capaz de destacar o rosto de forma  natural, proporcionando mais definição à fisionomia.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

5. Base líquida, Dior - https://mercadolivre.com/sec/1GhcVgp

Com duração de 24 horas, a base da Dior proporciona hidratação e uniformização à pele. Formulada para resistir ao calor e a umidade, o produto revela um acabamento luminoso.

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Caras pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.