Antônio Fagundes utilizou um termo pejorativo e Giovanna Ewbank corrigiu o ator
O ator Antônio Fagundes (73) cometeu uma gafe durante uma entrevista concedida nesta terça-feira, 25, ao podcast Quem Pode, Pod, apresentado pelas atrizes Giovanna Ewbank (36) e Fernanda Paes Leme (39) e disponível no Youtube.
Isso porque, em determinado momento quando começaram a falar sobre a importância das novelas em trazer pautas sociais ao debate público, Antônio Fagundes utilizou um termo pejorativo para se referir à comunidade LGBTQIAP+.
O termo "homossexualismo" tem uma forte carga pejorativa porque é ligado à crença de que a orientação homossexual seria uma doença, uma ideologia ou um movimento político a que as pessoas aderem de maneira voluntária.
Giovanna Ewbank trouxe o tema para debate ao fazer o seguinte questionamento: “Vocês não acham que a TV aberta de repente demorou um pouco para colocar questões importantes?”, disse a esposa de Bruno Gagliasso (40).
Antônio Fagundes então opinou: “Mas colocou! Se você pegar, por exemplo, a nossa telenovela da década de 70, 80 e 90, os problemas sociais colocados na dramaturgia, O Rei do Gado falava de Reforma Agrária”. E prosseguiu: “As novelas da Glória Perez, por exemplo, levantam problemas sérios da sociedade”, argumentou Antonio Fagundes.
Foi nesse momento que o ator cometeu a gafe e foi corrigido por Giovanna Ewbank: “A gente falou de homossexualismo, a gente falou de prostituição”, argumentou o ator.
Giovanna logo interrompeu de forma delicada: “Mas ao mesmo tempo, o beijo gay demorou muito para ser colocado. As relações homoafetivas demoraram muito para serem colocadas né?”, corrigiu a atriz, ao utilizar o termo “homoafetivo”, ao invés de “homossexualismo”.
Apesar do deslize no termo utilizado, Antônio Fagundes concordou com Giovanna e ainda ressaltou que "Isso aconteceu porque somos uma sociedade muito conservadora".
Ver essa foto no Instagram