Uma homenagem a Miguel Falabella
Carioca ganha chave da cidade por seu incentivo à cultura
Redação Publicado em 19/10/2009, às 23h24
Diretor, ator e autor de inúmeros programas de TV e espetáculos teatrais, Miguel Falabella (53) ganhou homenagem do prefeito do Rio, Eduardo Paes (39). Em cerimônia no Palácio da Cidade, o multimídia foi contemplado com uma placa comemorativa e a Chave da Cidade pelo seu apoio à cultura. "Acho que eu mereço por tudo que já realizei pelo Rio. Me homenagear é homenagear o teatro", agradeceu ele.
Querido entre os artistas, o carioca nascido em São Cristóvão e criado até os 17 anos na Ilha do Governador foi prestigiado na cerimônia por Zezé Polessa (56), Cissa Guimarães (52), Arlete Salles (63) e Stella Miranda (59), a diretora Cininha de Paula (51) e Maria Carmem Barbosa (58), autora com quem divide o roteiro do humorístico Toma Lá Da Cá. "Miguel estabeleceu uma conversa entre a classe artística e os políticos. Mostrou como funciona na prática o fazer teatro", avaliou Zezé.
Entre as muitas contribuições de Miguel Falabella à cena cultural carioca está o Fundo de Apoio ao Teatro (Fate), criado em 2003, época em que o artista se tornou gestor da rede teatral do Rio - cargo que deixou em 2007. Desativado há dois anos, o projeto foi novamente retomado pelo atual prefeito e a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali (52). "A prefeitura está à disposição da arte. Até perguntei ao Miguel se gostaria de voltar ao poder público. Me respondeu que nem por um decreto", contou Paes. "Demos a chave a ele porque é um grande brasileiro. Não é para qualquer um", completou o prefeito que, através do fundo, pretende destinar 3 milhões de reais a 26 projetos teatrais. "O reconhecimento e a volta do Fate são um presente para quem respira cultura", festejou Maria Carmem.